Pergunta: Renata ( Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde Juiz de Fora )
Boa Noite. Desde já agradeço a sua atenção. Queria informações sobre ganhos financeiros e situação do mercado na Neurologia e na Pneumologia. Obrigada!!!
Resposta :
Na escolha da especialidade temos que levar em consideração não somente a remuneração, mas também a qualidade de vida que a especialidade permite e o tipo de paciente com o qual se vai lidar diariamente.
Além disso, o mercado de trabalho e a remuneração vai depender muito de que cidade o profissional vai trabalhar. Algumas informações sobre essas duas especialidades podem te orientar:
Neurologia : mercado carente de profissionais, o envelhecimento da população é um fator facilitador no aumento da clientela, os pacientes criam grande dependência com seu neurologista o que gera fidelidade da clientela, a qualidade de vida do profissional é razoável , mas é uma especialidade um pouco triste. Os ganhos financeiros podem ser bons se vc somente atender pacientes particulares. Se for trabalhar com convênios, vale a pena se especializar em alguns exames complementares como polissonografia, EEG, potencial evocado…
A Pneumologia pode ser considerada uma boa especialidade, embora ainda haja um pouco de falta de conhecimento da população que imagina que pneumologistas atendam apenas casos de tuberculose.
Alguns fatores permitem um aumento da clientela do pneumologista, como: a grande utilização de tabaco, pneumonias secundárias em pacientes soropositivos, a maior importância à prevenção e ao diagnóstico precoce do CA pulmonar, o envelhecimento da população com consequente maior número de pacientes com enfisema e DPOC e ainda a poluição de grandes centros gerando mais casos de bronquites.
A qualidade de vida desse especialista é boa na maioria das vezes, embora existam algumas situações de emergência para esse profissional.
Na Pneumo existem ainda vários procedimentos que agregam valor ao preço das consultas, como provas de função respiratória, biópsias pulmonares e principalmente as endoscopias.
O profissional dessa área pode ainda se envolver no condicionamento cardiopulmonar de atletas ou no diagnóstico e tratamento de pacientes portadores de alergias respiratórias.
Sucesso
Mário Novais