Os Estados Unidos suspenderam a obrigatoriedade de que viajantes internacionais, vacinados ou não, apresentem um teste com resultado negativo para a covid-19.
As novas regras passaram a valer para quem entrar no país a partir de uma hora e um minuto da manhã do dia 12 de junho, no horário de Brasília.
A informação foi divulgada nesta sexta-feira pela agência de notícias Associated Press e confirmada à Rádio Nacional pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil.
De acordo com a agência, o Centro de Prevenção e Controle de Doenças dos Estados Unidos, avaliou que as restrições não são mais necessárias, “baseando-se nos números e na ciência”. Essa medida será reavaliada a cada três meses. Mesmo com o fim da obrigação, a testagem continuará sendo recomendada.
A regra para a entrada de turistas muda de acordo com o país.
O Canadá suspendeu até o dia 30 de junho a testagem aleatória de covid-19 que faz nos aeroportos, mas mantém a exigência de vacinação completa para entrar no país. Os turistas não vacinados ou com o esquema incompleto devem solicitar com antecedência uma autorização especial.
No Japão, os turistas brasileiros têm que apresentar comprovante de vacinação e teste RT-PCR negativo. É necessário fazer uma consulta antes de comprar a passagem, porque a maioria das viagens a turismo ainda está proibida por lá.
Já o Reino Unido derrubou todas as exigências, inclusive para pessoas não vacinadas.
Para entrar na Espanha, na França e em Portugal, é preciso comprovar ter completado o esquema de vacinação ou apresentar teste RT-PCR negativo. Quem visita a Austrália deve apresentar o certificado de vacinação e preencher uma declaração de saúde pela internet. Quem não preencher está sujeito a multa de mais de R$ 23 mil.
Na Argentina e no Uruguai também é necessário preencher a declaração de saúde disponível na página de cada governo. O documento orienta o turista a fazer um teste de covid nas primeiras 24 horas. Se o resultado for positivo, as autoridades sanitárias devem ser comunicadas.
Fonte:
https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/internacional/audio/2022-06/eua-suspendem-obrigacao-do-teste-de-covid-viajantes-internacionais