Pergunta: Marcelo Reges ( Centro Universitário de Volta Redonda )
Dr. Mário, parabéns pelo site que é ótimo! Durante toda a faculdade tive vontade de fazer Residência em Clínica Médica e em seguida Endocrinologia. Mas logo depois de formado fiquei em dúvida entre a Clínica e a Ginecologia/Obstetrícia. Passei para as duas especialidades e optei por fazer a Clínica (sou R2). Tenho dúvidas do que fazer a seguir. O mais lógico me parece fazer Residência em Endócrino. Mas se for para seguir o que o coração manda eu faria GO. Vejo-me muito feliz trabalhando como GO. Penso que talvez depois da GO eu poderia fazer uma pós graduação em Endócrino e tentar conciliar as áreas, trabalhando com reposição hormonal, puberdade precoce, diabetes gestacional, síndrome de ovários policísticos etc. Gostaria de saber se o SR. acha que essas áreas (Clínica/GO/Endócrino) são conciliáveis ou se é melhor eu escolher uma única área para me dedicar. Abraço!
Resposta :
Embora o médico possa legalmente exercer duas especialidades ao mesmo tempo, quando nos dedicamos a uma especialidade fica difícil de se dedicar com a mesma intensidade a mais uma outra. Além disso, o prestígio do profissional fica um pouco abalado com ele exerce duas especialidades ao mesmo tempo.
Entre essas duas opções, sem dúvida, a endócrino seria uma melhor escolha, mas é muito importante que o profissional esteja confortável e feliz com o seu dia a dia. Pelo seu email, a impressão é que vc também ficaria bem se escolhesse a endocrinologia já que as patologias que vc aponta no email ( reposição hormonal, puberdade precoce, diabetes gestacional…) são mesmo próprias da endócrino.
Mais algumas informações sobre essa especialidade podem ajudar na sua escolha:
A endocrinologia é uma excelente especialidade, principalmente pelo aumento absurdo dos níveis de obesidade em todo o mundo e pela importância que se tem dado ao culto ao corpo. Além disso, são muito freqüentes as doenças da tireóide e os distúrbios hormonais ( menopausa e andropausa )em uma população que está nitidamente envelhecendo.
A endócrino também é uma boa especialidade porque além de permitir uma boa qualidade de vida e possibilitar uma boa remuneração, apesar de não permitir procedimentos e cirurgias que agreguem valor à consulta, é uma especialidade de boca-a-boca rápido na clientela e uma das poucas que permite ao profissional ser independente de convênios já que a clientela cresce rapidamente, principalmente em função da preocupação atual e futura com a obesidade e do aumento da expectativa de vida da população com consequente maior aparecimento de distúrbios da tireóide e alterações hormonais (menopausa e andropausa )
Cobrando, inicialmente, R$ 300,00 a consulta e realizando apenas 5 consultas por dia , o endocrinologista pode ter no final do mês honorários acima de R$ 30.000,00.
Sucesso
Mário Novais
Veja também
As Top 6 Especialidades do Ponto de Vista Financeiro