Considerando a nova onda de contaminação pelo SARS-CoV-2, causada pela variante ômicron, cuja taxa de transmissão é muito alta entre vacinados e não vacinados e o impacto que o afastamento de pessoas contaminadas causa na economia, na vida de cada cidadão e no sistema de saúde, afastando diversos profissionais de saúde do trabalho, o Ministério da Saúde reviu o prazo de isolamento e as condições para cada caso.
Conforme cada caso, o isolamento protocolar pode variar de 5 a 10 dias (ou até mais se os sintomas persistirem).
- 5 dias de isolamento: após o quinto dia do início dos sintomas, sem apresentar sintomas respiratórios, febre ou uso de antitérmico há pelo menos 24 horas, deve realizar um RT-PCR ou Teste Rápido de Antígeno. Teste negativo, pode suspender o isolamento, em caso de teste positivo deve seguir até o 10º dia de isolamento
- 7 dias de isolamento: após o 7º dia do início dos sintomas, caso esteja sem sintomas respiratórios, febre ou em uso de antitérmicos há pelo menos 24 horas, pode encerrar o isolamento protocolar sem necessidade de teste, mas manter recomendações adicionais* até o 10º dia do início dos sintomas.
- 10 dias: pacientes que apresentem teste positivo ao 5º ou ao 7º dia de sintomas. Caso esteja sem sintomas respiratórios, febre ou uso de antitérmicos há mais de 24 horas ao 10º dia, pode sair do isolamento sem necessidade de teste. Caso mantenha sintomas, necessário realização de teste.
Medidas adicionais
Usar máscara bem ajustada ao rosto em casa ou em público. Evitar contato com pessoas imunocomprometidas ou com fatores de risco para agravamento da Covid-19, como também locais com aglomerações de pessoas. Não frequentar locais onde não possa usar máscara durante todo o tempo, como restaurantes e bares, e evitar comer próximo a outras pessoas, tanto em casa como no trabalho. Não viajar durante o seu período de isolamento de 5 dias após o início dos sintomas. Após esse período, orienta-se fazer teste para detecção do vírus SARS-CoV-2, preferencialmente teste rápido de antígeno, e só viajar se o resultado for negativo e que esteja sem sintomas antes da viagem. Caso não for possível realizar o teste, orienta-se adiar a viagem por pelo menos 10 dias a contar do início dos sintomas.
Texto retirado de:
https://pebmed.com.br/atualizacao-sobre-o-tempo-de-isolamento-por-covid-19/