Pergunta: Anônima ( Universidade Federal Fluminense )
Boa tarde, não gostaria que fosse colocado meu nome.Antes quero parabenizar ao Dr Mário e sua equipe pelo site, ajuda muito os estudantes, pois a medicina é uma ciência muito ampla! Gosto de cirurgia mas não de procedimentos muito prolongados, que duram mais de 5h, já prestei residência para cirurgia geral e larguei por causa disso, também fiz um período de ginecologia e obstetrícia mas não me identifiquei muito com a obstetrícia, apesar de ter gostado muito da ginecologia, principalmente dos procedimentos e cirurgias, é possível um médico fazer residência de GO e trabalhar só com ginecologia? Ele vai conseguir mercado? Será que vai perder pacientes?
Resposta :
A escolha da especialidade deve ser bem racional e feita com tranquilidade porque serão muitos anos de atividade profissional e é necessário que o seu dia a dia seja confortável e agradável.
Por mais que se possa dar algum passo atrás e se possa mudar de especialidade, é sempre um retrocesso na carreira e gasto de tempo desnecessário.
É claro que vc pode fazer GO e ficar somente na ginecologia, onde uma das áreas mais promissoras é a histeroscopia, por exemplo, mas vai sempre sofrer pressão de suas pacientes para realizar o pré natal delas, perdendo assim um pouco de mercado.
O ginecologista também pode complementar suas atividades com a ultrassonografia, ou ainda atuar na área de fertilidade.
Mas se vc procura uma área clínica com muitos exames complementares e cirurgias de pouca duração, talvez possa avaliar a oftalmo e a otorrino, que são excelentes especialidades.
Sugiro que vc faça o teste vocacional de nosso site e analise com atenção as 5 primeiras especialidades apontadas no seu teste.
Sucesso
Mário Novais