O Hospital Servidor Público Estadual (HSPE) implantou uma ferramenta de Inteligência Artificial (IA) para análises de Raios-X de tórax, reduzindo o tempo de resultados de uma hora para cinco minutos. A tecnologia identifica até 75 achados de imagem e auxilia os médicos a diagnosticar rapidamente condições como pneumonia e câncer de pulmão. Essa inovação, desenvolvida em parceria com a Fidi, combina alta performance com baixo custo, beneficiando a saúde pública e usuários do Iamspe.
Validada por certificações internacionais como ANVISA, FDA e CE, a ferramenta também reduz erros médicos e custos, além de oferecer suporte proativo à gestão hospitalar e automação de tarefas repetitivas. Radiologistas da Fidi permanecem disponíveis para apoio técnico, garantindo diagnósticos rápidos e tratamentos precoces.
Esse avanço representa um marco na radiologia pública, integrando IA de ponta para melhorar a eficiência, a personalização e os desfechos clínicos, com potencial para expansão em outras áreas do hospital e ampliação do acesso à tecnologia na saúde pública.
Fonte: Medicina SA