Este estudo avaliou as estratégias de enfrentamento ao estresse de estudantes do ciclo básico de medicina, levando em consideração a pandemia de COVID-19 e o ensino híbrido. Foram aplicadas escalas de estresse percebido e inventário de comportamento de enfrentamento em alunos dos primeiros dois anos do curso de medicina. Foram analisadas as estratégias mais utilizadas, comparando-as com o nível de estresse dos alunos e variáveis sociodemográficas. Os resultados mostraram que as estratégias mais empregadas foram resolução, otimismo e transferência, sendo mais prevalentes no 4° semestre, que apresentou menos estresse. O evitamento, embora menos utilizado, foi mais recorrido no grupo com alto nível de estresse e apresentou uma relação positiva com essa variável. Houve uma relação significativa entre religião e a estratégia de resolução. Conclui-se que resolução e otimismo são estratégias potencialmente funcionais, enquanto o evitamento é potencialmente disfuncional para o controle do estresse. O estudo sugere que os achados devem orientar pesquisas futuras sobre estratégias de enfrentamento de estudantes de medicina, especialmente em contexto de pandemia.
Fonte: https://www.revistas.usp.br/revistadc/article/view/202431