Não é de hoje que medicina e tecnologia são aliadas na busca por uma maior eficiência nos serviços de saúde. São diversas as novidades que surgem a todo momento para auxiliar nas funções desempenhadas pelas instituições de saúde. Desde tecnologias para ajudar no diagnóstico de pacientes até aquelas que otimizam a gestão na saúde.
É extremamente importante que gestores e profissionais da saúde estejam atualizados sobre as tecnologias que podem ser aplicadas à medicina. Dessa forma, é possível buscar meios de otimizar e simplificar o dia a dia na clínica.
Você sabe quais são as principais tendências que envolvem medicina e tecnologia? Como as instituições de saúde se beneficiam com as novas tecnologias?
Para te ajudar a ficar por dentro do assunto, apresentamos o que há de mais atual no tema no país. Portanto, se você quer se atualizar sobre o uso da tecnologia aplicada à saúde, esse texto é para você! Continue a leitura e esteja preparado(a) para o futuro!
A relação entre Medicina e Tecnologia
A tecnologia trouxe diversas modificações para a área da saúde ao longo de sua história. Tanto na forma como os médicos se relacionam com os pacientes quanto na própria gestão dessas instituições.
Essa relação trouxe avanços significativos para a qualidade de vida da população. Podemos perceber esse desenvolvimento quando refletimos sobre o cenário da área apenas algumas décadas atrás.
Os profissionais tinham que desempenhar suas funções sem a ajuda de equipamentos que são fundamentais hoje para o exercício da profissão. Imagine, por exemplo, não poder contar com o suporte de um exame de raio x. Complicaria muito o diagnóstico, não acha?
A tecnologia é parte fundamental da história da medicina. É por meio dela, principalmente, que os principais avanços na área foram alcançados.
Dados da relação entre Medicina e Tecnologia
Um levantamento feito pela Accenture apontou que cerca de 61% dos profissionais de medicina no país já utilizam algum tipo de ferramenta de TI para realizarem acompanhamentos de pacientes e otimizar o tempo na consulta.
Outro importante dado, que aponta o crescimento da parceria entre medicina e tecnologia, vem da Aliança Brasileira da Indústria Inovadora em Saúde (ABIIS). Estima-se que existem cerca de 500 mil tecnologias médicas diferentes em uso atualmente, entre exames laboratoriais, passando até por tratamentos de câncer por meio de biologia molecular.
Benefícios da parceria entre Medicina e Tecnologia
- Tem exames mais completos;
- Otimiza e qualifica o atendimento ao paciente;
- Oferece maior conforto para o paciente;
- Auxilia na prevenção de doenças;
- Ajuda no diagnóstico mais ágil;
- Realiza tratamentos mais assertivos e seguros;
- Cria procedimentos minimamente invasivos;
- Gera pesquisas que objetivam a busca por tratamentos de cura de doenças malignas e crônicas;
- Ajuda em tarefas gerenciais operacionais e análise de informações de pacientes.
As principais tendências na tecnologia para a área da saúde
Existem inúmeras pesquisas atualmente em andamento que objetivam avanços tecnológicos na área da saúde. Algumas delas, inclusive, já são realidade na medicina.
Medicina e tecnologia andam juntas para aumentar a qualidade do atendimento médico oferecido, para oferecer diagnósticos mais ágeis e tratamentos mais assertivos. Separamos, então, algumas das principais tendências no uso das tecnologias aplicadas à medicina.
Inteligência Artificial
A Inteligência Artificial é um dos assuntos mais em alta em nossa sociedade. E as pesquisas que envolvem essa tecnologia com a área da saúde estão a todo vapor.
Basicamente, a Inteligência Artificial vai desenvolver dispositivos capazes de simular algumas características e ações humanas. Estes, por sua vez, são capazes de mensurar e até executar determinadas tarefas.
Podemos citar como importante avanço entre medicina e tecnologia, envolvendo a inteligência artificial, a invenção do algoritmo desenvolvido pela IBM, o Watson.
O Watson foi criado pela IBM para auxiliar profissionais, desenvolvedores, startups e empresas a construírem sistemas cognitivos que possam melhorar processos, interações e ações. O algoritmo foi desenvolvido com o objetivo de auxiliar no tratamento do câncer.
Ele indica possíveis tratamentos, apresenta as evidências científicas para tal, assim como o grau de risco e efeitos colaterais possíveis que podem ser desenvolvidos. Ou seja, ele auxilia o profissional na tomada de decisão, oferecendo um embasamento científico para esta escolha.
Internet das Coisas (IoT)
A Internet das Coisas é uma integração de dispositivos médicos a uma rede de comunicação onde ocorre a troca e coleta de informações.
Um exemplo de IoT na medicina são aplicativos móveis que se conectam a outros dispositivos eletrônicos, como os famosos relógios inteligentes, para obter dados sobre a saúde do paciente, enviando informações precisas que podem auxiliar o médico na detecção e tratamento de possíveis doenças.
Ou seja, na IoT são aplicadas soluções que conectam dois dispositivos onde haverá um envio de informação, que possibilitará maior autonomia do paciente e um melhor monitoramento no tratamento.
Telemedicina
A telemedicina é a troca de informações clínicas por meio de recursos tecnológicos para lugares onde a distância é um fator impeditivo. Sendo assim, essa prática inovadora traz benefícios tanto para os profissionais de saúde quanto para os pacientes.
A telemedicina tem como ponto forte a emissão de laudos médicos à distância. Com a utilização de softwares específicos é possível obter laudos mais detalhados de forma muito mais ágil. Ou seja, você reduz o prazo de entrega dos resultados dos exames ao paciente, aumenta a produtividade da sua equipe e diminui custos na área da saúde com armazenamento de documento físico.
Texto retirado de:
Medicina e Tecnologia: os benefícios dessa relação para instituições de saúde