Após abrir uma clínica médica, é de fundamental importância que os profissionais da saúde busquem conhecimento sobre gestão. O que envolve, por exemplo, elaborar um planejamento financeiro para médicos.
Precisamos concordar que a rotina de um médico é recheada de compromissos. Logo, conciliar o atendimento aos pacientes, o agendamento de consultas e a gestão financeira se apresenta como um grande desafio.
No entanto, por meio de um planejamento financeiro, se torna possível manter as finanças em dia e devidamente organizadas. O que é indispensável para o desenvolvimento de uma clínica médica no mercado.
A falta de uma gestão financeira tem se apresentado como uma das principais causas por trás do fechamento de empresas. Logo, todo médico deve zelar pela elaboração de um planejamento financeiro.
Portanto, se você, médico, deseja compreender como planejar as finanças da sua clínica médica, acompanhe este conteúdo! Aqui, será possível descobrir dicas essenciais sobre a gestão financeira de um negócio.
O que é o planejamento financeiro?
O planejamento financeiro se apresenta como uma ferramenta indispensável para toda e qualquer empresa. O que vale, principalmente, para clínicas médicas.
Ao se planejar financeiramente, um médico pode gerenciar melhor os gastos e recebimentos de uma clínica, impulsionando assim o seu crescimento. O que permite, por exemplo, economizar e, assim, realizar investimentos.
Desta forma, o planejamento financeiro para médicos é uma estratégia indispensável. Por meio da sua realização, se torna possível se manter em dia com todos os seus compromissos financeiros e ainda lucrar.
Sendo assim, que tal acompanhar algumas das principais dicas para realizar o planejamento financeiro para médicos de forma assertiva? Confira a seguir e aproveite para tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto!
1. Mantenha as suas contas organizadas
A nossa primeira dica por trás da realização de um planejamento financeiro para médicos é um maior controle das contas de uma clínica. Logo, deve-se separar, principalmente, todas as contas a pagar e a receber.
Sendo assim, por meio de uma gestão de contas, uma clínica médica pode colher os seguintes resultados:
- Compreender os seus gastos;
- Evitar pagar as contas em atraso;
- Ter noção da lucratividade de uma clínica.
2. Cuidado para não misturar as despesas
Um erro muito comum, mas que deve ser evitado pelos médicos, é misturar as suas despesas pessoais com as da clínica médica. Afinal de contas, ao não separá-las, perde-se o acompanhamento financeiro de um negócio.
Quando um médico não separa as finanças pessoais e empresariais, ele não consegue identificar se uma clínica médica está apresentando lucro. O que, com o tempo, pode acabar resultando em prejuízos financeiros.
Sendo assim, no planejamento financeiro para médicos, o recomendado é fazer a separação das finanças. Uma das estratégias mais viáveis é abrir duas contas bancárias distintas, organizando melhor todas as despesas, tanto pessoais quanto empresariais.
3. Tenha uma reserva de emergência
O ano de 2020 chegou e trouxe consigo uma crise financeira, na qual pegou todos os empreendedores de surpresa. Nesse momento, ter à disposição uma reserva de emergência é de fundamental importância.
Afinal de contas, uma reserva de emergência permite, em meio à uma crise, se manter em dia com os compromissos financeiros de uma clínica, enquanto o médico busca por soluções para sobreviver no mercado.
4. Conte com o suporte da tecnologia
Sem sombra de dúvidas, a tecnologia trouxe consigo diversos impactos positivos para a gestão de uma empresa. Não é diferente quanto o assunto é o planejamento financeiro para médicos, onde os recursos tecnológicos cumprem um papel fundamental.
Ao utilizar um sistema de gestão financeira, uma clínica médica encontra à sua disposição os seguintes benefícios:
- Gestão de estoque;
- Controle de contas;
- Otimização de processos;
- Dentre outros.
Portanto, o uso da tecnologia se apresenta como essencial para a gestão financeira de uma clínica médica.
5. Busque suporte especializado
Por fim, uma das alternativas encontradas para realizar o planejamento financeiro para médicos com assertividade é contar com o suporte de um serviço especializado no assunto, como uma contabilidade.
Isso porque, os contadores são profissionais que possuem vasta experiência e domínio sobre as atividades financeiras de um negócio. Logo, eles podem se tornar parceiros de gestão de uma clínica médica.
Texto retirado de:
https://contabilidadedias.com.br/planejamento-financeiro-para-medicos/