E se te disserem que só existe 4 tipos de personalidade para o total de 7 bilhões de pessoas ao redor de todo o mundo?
Parece mentira? Mas não é.
É como se, diante das mesmas expectativas, cada pessoa respondesse dentro desse pequeno universo de padrões.
Por exemplo, em uma situação em que se espera que os profissionais cumpram uma meta, alguns vão questionar o propósito, outros vão seguir o que foi proposto e outros simplesmente não vão agir. Mas por que isso acontece?
A escritora Gretchen Rubin acredita ter encontrado a resposta para entender como funciona cada um desses tipos de personalidade. Durante a fase de pesquisas para seu livro “Better than Before: Mastering the Habits of Our Everyday Lives”, ela observou uma relação entre a personalidade e hábitos que as pessoas mantém. Suas descobertas foram descritas em um artigo para a Harvard Business Review.
Partindo do pressuposto de que lidamos com dois tipos de expectativas: externas, como um prazo para entrega de resultados, e internas, como “parar de comer doces” – ela fez a pergunta: Como você responde a uma expectativa?
Na prática, Gretchen percebeu que a maioria se encaixa em quatro grupos distintos. São os que ela chamou de Defensores (Upholders), Questionadores (Questioners), Obrigados (Obligers) e, por último, os Rebeldes (Rebels). A fórmula que a autora propõe é simples: entenda em qual deles você se encaixa, descubra o que te motiva e saiba como criar novos hábitos com facilidade. Compreender como os quatro tipos de personalidade funcionam também ajuda a motivar os outros quando em um posição de liderança.
Descubra qual é a sua personalidade e como utilizar as tendências para criar novos hábitos e incentivar a si mesmo e aos outros!
Faça o teste e descubra agora mesmo com qual dos 4 tipos de personalidade você mais se identifica:
Tipos de personalidade: Descubra qual das 4 opções tem mais a ver com você