Diversas doenças importantes possuem tratamento gratuito no SUS. Mesmo com as dimensões continentais do país, o sistema de saúde público consegue ser referência em algumas áreas, como é o caso do tratamento antiretroviral em pacientes soropositivos. O esquema TARV é disponibilizado de maneira eficiente e ágil para todos os pacientes necessitados.
Essa doença acomete o sistema imunológica, de maneira a deixar o paciente mais suscetível a doenças e infecções. Com isso, um dos objetivos do tratamento é aumentar a resposta imunológica e reduzir a carga viral, o que pode ser aferido por exames laboratoriais.
Segundo dados liberados pelo Ministério da Saúde, 92% dos pacientes em tratamento de HIV no SUS apresentam carga viral indetectável, objetivo maior dessa terapêutica.
A partir desse tratamento, não apenas a expectativa de vida dos pacientes é maior, mas também a sua qualidade de vida. Eles conseguem viver normalmente e por muito mais tempo em relação à outrora. Por isso, é importante que esse esquema de tratamento continue apresentando sucesso no SUS, e cada vez mais essa porcentagem suba.