Na sociedade atual, todo dia são gerados novas informações e novos conteúdos. Assim, toda hora há uma nova atualização. A área da saúde não é diferente: cada dia nos deparamos com novas diretrizes, notícias ou novidades importantes, em todas as áreas médicas.
Nesse cenário, surge a Data Analytics, que nada mais é que a atividade de analisar grandes volumes de dados. A partir dessa avaliação, podem ser geradas tabelas ou planilhas ou até mesmo número, que auxiliem no processo decisório. Assim, pode-se tomar decisões mais inteligentes e coerentes com às novas necessidades, sempre em constante renovação. Essa análise pode ser feita por meio de softwares específicos, geralmente por profissionais treinados e capacitados na área.
As novas healthtechs surfaram essa onda, oferecendo serviços de qualidade na área da saúde. Com isso, desde prontuários eletrônicos, com informações organizadas e acessíveis, até otimização de serviços hospitalares, os dados podem ser refletidos em melhorias! Nesse contexto, é preciso apenas cuidado com a LGPD, em vigor desde 2020. Similarmente à confidencialidade médico-paciente, esses dados não podem ser divulgados e é preciso cuidado com eles, por mais proveitosos que possam ser.