Um coração artificial ainda em testes iniciais poderia conferir mais autonomia para pessoas com casos graves de insuficiência cardíaca. O dispositivo possui um mecanismo de autorregulação que se adapta ao dia a dia do paciente e exigiria menos ajustes e idas a centros médicos ao longo do tempo.
O equipamento recebeu o nome de CARMAT-Total Artificial Heart (C-TAH), e protagonizou um estudo publicado no periódico científico ASAIO Journal, da Sociedade Americana de Órgãos Internos Artificiais.
O C-TAH foi desenvolvido para fornecer terapia de reposição cardíaca para pacientes com insuficiência biventricular em estágio terminal. O estudo detalha a confiabilidade e eficácia do mecanismo de controle do dispositivo de autorregulação (modo automático), projetado para imitar as respostas fisiológicas normais às mudanças nas necessidades do paciente.
Os dados hemodinâmicos de uma coorte contínua de 10 pacientes implantados com o dispositivo, registrados ao longo de 1.842 dias de suporte no modo automático, foram analisados em relação às mudanças diárias nas necessidades fisiológicas.
O C-TAH usa sensores de pressão incorporados para regular a saída do bombeamento. As saídas ventriculares direita e esquerda são balanceadas automaticamente. O operador define os valores alvo e o algoritmo integrado ajusta o volume sistólico e a taxa de batimento e, portanto, o débito cardíaco, automaticamente. O modo automático é definido no período perioperatório após a estabilização hemodinâmica inicial do bypass postaliopulmonar.
Todos os pacientes apresentaram uma gama de pressões de entrada médias entre 5 e 20 mmHg durante suas atividades diárias, resultando em respostas de débito cardíaco entre 4,3 e 7,3 L/min. Os ajustes do operador foram cumulativamente exigidos apenas em 20 ocasiões.
Este relatório demonstra que o modo automático do C-TAH produz efetivamente respostas fisiológicas adequadas que refletem as mudanças nas necessidades diárias dos pacientes e representa uma das características únicas deste dispositivo no fornecimento de terapia de substituição cardíaca quase fisiológica.
Fonte: https://www.news.med.br/p/medical-journal/1398515/coracao+artificial+com+sistema+de+autorregulacao+do+fluxo+sanguineo+baseada+em+sensor+de+pressao+tem+bons+resultados+contra+insuficiencia+cardiaca.htm