O cérebro humano é uma parte do corpo que ainda não foi compreendida por completo. A década de 1990 foi considerada a década do cérebro, devido aos grandes avanços em todas as disciplinas (medicina, biologia, química, física, matemática, engenharia, etc) que estudam este fascinante órgão e todo o sistema nervoso.
Os inúmeros avanços e descobrimentos nas décadas passadas estão colhendo frutos nas últimas décadas oferecendo novos tratamentos para doenças neurológicas e neurocirúrgicas até recentemente intratáveis.
Listamos 7 curiosidades sobre o funcionamento do cérebro. Confira!
1: O cérebro trabalha enquanto você dorme
Muitas pessoas costumam dizer que dormem para descansar a cabeça. Mas se analisarmos o cérebro, essa afirmação não faz tanto sentido. Isso porque durante uma fase do sono, chamada fase REM (do inglês Rapid Eye Movements), o cérebro se torna mais dinâmico e ativa as funções de vigília a medida em que o corpo fica mais profundamente adormecido.
2: Ele é o principal órgão da sexualidade
Você sabia que o cérebro é o órgão responsável por te fazer sentir prazer? Isso acontece por conta das liberação de substâncias que tornam possível a percepção do prazer e suas intensidades. Em muitos casos de disfunção sexual, alterações neurológicas ou psicológicas podem ser a causa principal ou estar envolvidas no problema.
Além disso, ele não sente dor, embora seja responsável pelas conexões neurais que fazem com que o ser humano sinta dor. Ou seja, esse órgão é um verdadeiro paradoxo – ele permite perceber a dor, mas ele mesmo não a sente.
3: Nem todo cérebro é igual
Cada ser humano tem um tamanho cerebral diferente. Em geral, os homens possuem um cérebro maior que o das mulheres – no entanto, isso não é um comparativo de inteligência. Atualmente, o órgão costuma pesar cerca de 1,35 kg nos homens e 1,21 kg nas mulheres.
Mesmo apresentando anatomia macroscópica similar, o cérebro de cada pessoa é único devido a que ele tem a capacidade de se transformar em resposta a cada experiência vivida pela pessoa.
4: O cérebro possui “desligamento automático” de algumas funções
Em alguns casos, o cérebro pode desativar algumas funções para que você não experimente sensações desagradáveis. É o caso do mau cheiro, quando o cérebro faz uma desconexão automática da percepção. Por isso quando sentimos um odor muito forte, temos a sensação de que algum tempo depois deixamos de senti-lo.
5: Mais água
O órgão parece extremamente sólido, mas na verdade é composto por 80% de água. E esse é um dos principais motivos para nos mantermos hidratados – pois a falta de água pode afetar principalmente nossa capacidade de raciocínio.
6: Cérebro quilométrico
Se pudéssemos colocar nosso cérebro em fila indiana, ele formaria uma linha de aproximadamente mil quilômetros. Esse tamanho todo é dado pelo número de neurônios, o que nos ajuda a ter memória, capacidade de raciocínio e capacidade sensorial.
7: Oxigênio é fundamental
O cérebro é o órgão que mais precisa de oxigênio. Embora ele represente apenas 2% do corpo humano, do ponto de vista anatômico, ele utiliza cerca de 20% de oxigênio e calorias ingeridas. Por isso, vale apostar em técnicas de respiração para oxigenar este importante órgão e manter-se sempre disposto e com rápido raciocínio.
Fonte:
Brasília Neuro Clínica