Médicos e enfermeiros do Distrito Federal que decolavam para Manaus, no Amazonas, nesta segunda-feira (4), foram homenageados durante o voo. O comandante da aeronave fez uma chamada com o nome dos 14 profissionais de saúde e anunciou aos passageiros que se tratavam de “heróis anônimos”.
“Todas as pessoas que ficaram de pé são profissionais da saúde. Neste momento, cada um deles está deixando suas famílias em casa, mudando de cidade e embarcando em uma missão honrosa”, disse o comandante. […]
“Todos vocês são heróis anônimos que trocaram capas por jalecos e, assim, como nos filmes, merecem os créditos por tanta dedicação e, por isso, pedimos uma grande salva de palmas.”
Os profissionais que embarcaram para o norte do país são voluntários e fazem parte da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS). Eles vão atuar no atendimento de pacientes em hospitais de campanha.
Reforço
O Ministério da Saúde está reforçando a equipe médica em Manaus. Desde meados de abril já foram enviados médicos e enfermeiros de pelo menos seis estados brasileiros.
O número de casos de coronavírus na capital do Amazonas chega a 7,2 mil. Há mais de 1,2 mil profissionais de saúde infectados na região. Em uma semana, segundo a Secretaria de Saúde do estado, os casos confirmados do novo coronavírus do estado aumentaram 58,2%.
Fonte:
G1