1 em cada 5 mulheres relatam uso de maconha durante a gravidez, com náusea citada como sua principal motivação.
Estudos mostram que o (-) – △ 9-tetra-hidrocanabinol (Δ9-THC), o principal ingrediente psicoativo da cannabis, causa restrição ao crescimento fetal, embora os mecanismos não sejam bem compreendidos. Dado o papel crítico da placenta na transferência de oxigênio e nutrientes da mãe para o feto, qualquer comprometimento no desenvolvimento da circulação feto-placentária afeta significativamente a troca materno-fetal e, portanto, o crescimento fetal.
O objetivo de um estudo publicado em Janeiro de 2020 na revista Nature, foi examinar, em ratos, o impacto da exposição materna de Δ9-THC no desenvolvimento fetal, resultados neonatais e desenvolvimento placentário. A exposição gestacional ao Δ9-THC resultou em filhotes nascidos com restrição simétrica de crescimento fetal. Durante a gravidez, não houve alterações na ingestão materna de alimentos, ganho de peso materno, tamanho da ninhada ou comprimento gestacional. As placentas de gestações expostas a Δ9-THC exibiram um fenótipo caracterizado por aumento da área do labirinto, expressão reduzida de Epcam (marcador de progenitores de trofoblasto de labirinto), espaço sanguíneo materno alterado, área capilar fetal diminuída e aumento do recrutamento de pericitos com maior deposição de colágeno , quando comparado aos controles do veículo. Além disso, no labirinto o trofoblasto reduziu a expressão do transportador de glicose 1 (GLUT1) e do receptor de glicocorticóide (GR) em resposta à exposição a Δ9-THC.
Em conclusão, a exposição materna ao Δ9-THC comprometeu efetivamente o crescimento fetal, o que pode ser resultado do desenvolvimento adverso da zona do labirinto. Essas descobertas implicam o GLUT1 como um alvo Δ9-THC e fornecem um mecanismo potencial para a restrição do crescimento fetal observada em mulheres que usam maconha durante a gravidez.
Fonte: https://www.nature.com/articles/s41598-019-57318-6?fbclid=IwAR0BVC9FdYA-xcswjg43MQ0oOHjqE1IZpZ_6CbyJyVqIFTVWF8rKP6U47mE