A. Seborreia do couro cabeludo
Xampus que contêm piritionato de zinco ou selênio são usados diariamente, se possível. Estes podem ser alternados com xampu de cetoconazol (1% ou 2%) usado duas vezes por semana. Uma combinação de xampus é usada em casos refratários. Alcatrão
Os xampus também são eficazes para casos mais leves e para a psoríase do couro cabeludo. As soluções ou loções tópicas de corticosteróides são então adicionadas, se necessário, e são usadas duas vezes ao dia.
B. Dermatite seborréica facial
A base da terapia é um corticosteróide leve (hidrocortisona a 1%, alclometasona, desonida) usado intermitentemente e não próximo aos olhos. Se o distúrbio não puder ser controlado com o uso intermitente de um corticosteróide tópico suave, o cetoconazol (Nizoral) 2% é adicionado duas vezes ao dia. O tacrolimus tópico (Protopic) e o pimecrolimus (Elidel) são alternativas poupadoras de esteróides.
C. Dermatite seborréica em áreas não favorecidas
Os cremes corticosteróides de baixa potência, ou seja, 1% ou 2,5% de hidrocortisona, desonida ou dipropionato de alclometasona, são altamente eficazes.
D. Seborreia das áreas intertriginosas
Aplique loções ou cremes corticosteróides de baixa potência duas vezes ao dia por 5 a 7 dias e, depois, uma ou duas vezes por semana para manutenção, se necessário. Loção de selênio, cetoconazol ou clotrimazol em gel ou creme podem ser um complemento útil. O tacrolimus ou o pimecrolimus topicamente podem evitar a atrofia de corticosteroides em casos crônicos.
E. Envolvimento das margens palpebrais
“A blefarite marginal” geralmente responde à limpeza suave das margens da pálpebra toda noite, conforme necessário, com o Shampoo Johnson & Johnson Baby não diluído, usando um cotonete.
Fonte:
Papadakis, M; Mcphee, S; Current Medical Diagnosis & Treatment 58 ed. New York: Lange, 2019
Relacionados
Março 13, 2024
Março 22, 2023