Pergunta : Gabriel ( Faculdade de Medicina de Petrópolis ) |
Boa noite, Mario. Estou indo para 6º ano, e ainda me perseguem as dúvidas quanto a escolha de especialidade médica. Estou entre Oftalmologia e Radiologia. Fico receoso com Oftalmo, devido ao alto custo para montagem de consultório, e como vou me formar mais velho (29 anos), não sei como seria o retorno a médio e curto prazo. Você tem alguma noção do custo básico para um consultório de Oftalmologia? Já me relação a radiologia, o receio é pela questão da incorporação da Inteligência Artificial na prática médica, não sei qual seria o impacto futuramente no dia-a-dia do radiologista. Grato |
Resposta :
As duas são boas especialidades, porém com dia a dia diferentes. Na oftalmologia vc vai ser um “ator principal – protagonista” e na radiologia vai ser um “ator coadjuvante”.
Na oftalmologia vc vai poder empreender com mais facilidade e ter mais autonomia e na radiologia, na maioria das vezes, vai trabalhar para outras empresas de diagnóstico por imagem.
Pelo fato de começar a trabalhar como empregado, na radiologia vai ter uma melhor remuneração do que na oftalmologia no início de carreira, mas a longo prazo vai ser melhor remunerado na oftalmologia, a partir de criar uma clínica própria.
Não deve se preocupar tanto com os custos de montar um consultório de oftalmologia, pois além de conseguir financiamento bancário ou das próprias empresas fornecedoras de equipamentos, vc pode iniciar adquirindo aparelhos usados em bom estado (prática comum no mercado de oftalmologia) e montar um consultório básico por menos de R4 20.000,00 (em termos de equipamentos). Aos poucos vc vai adquirindo outros equipamentos com a remuneração do próprio consultório.
Sucesso
Mário Novais