Segundo o SEBRAE, empreendedorismo é a capacidade que uma pessoa tem de identificar problemas e oportunidades, desenvolver soluções e investir recursos na criação de algo positivo para a sociedade. Pode ser um negócio, um projeto ou mesmo um movimento que gere mudanças reais e impacto no cotidiano das pessoas. Não é diferente quando se trata de empreendedorismo na saúde. Nessa área, algumas características daqueles que se dispõem a empreender são notavelmente positivas como a capacidade de correr riscos, rapidez na tomada de decisões e foco.
Ser um empreendedor na saúde, na verdade, é muito semelhante a ser em qualquer outro tipo de negócio. No entanto, há muito mais em jogo do que somente produzir-vender-lucrar. O foco deve ser criações que promovam tratamento e atendimento de excelência a pacientes. Assim, com vidas nas mãos todos os dias, a indústria da saúde, ao mesmo tempo em que encoraja inovação, opera em um ambiente avesso a riscos. Nesse sentido, o empreendedor deve encontrar uma maneira de assumir esses riscos, mantendo em segurança aqueles que confiam as vidas em suas mãos. Um exemplo de sucesso em assumir riscos com responsabilidade é a empresa de dispositivos médicos Titan Spine. Todos os seus produtos comercializados possuem garantia de 5 anos. Isso não tira a responsabilidade da empresa em fazer produtos de qualidade devido à certeza de reposição em caso de erro. Pelo contrário, a garantia estendida dos produtos faz com que haja maior zelo em projetos e produção, gerando impacto positivo no mercado.
Além de aceitar os riscos, outra característica marcante dos empreendedores em saúde é a rápida tomada de decisões. Nesse caso, o interesse em absorver, adquirir e compreender novas tecnologias para um rápido diagnóstico de problemas é essencial, além, obviamente, de utilizar os dados dos erros para promover imediata correção das falhas.
Outro aspecto marcante é o foco. Embora não seja claramente perceptível, tudo o que um profissional faz durante sua vida é uma preparação para o empreendedorismo. Desde o vestibular, o médico está trabalhando seu lado empresário, através da iniciativa e do autodirecionamento. Dessa forma, quando o médico empreendedor decide em que se tornar expert e encontrar meios de trazer à realidade suas ideias, tem um certo preparo para trilhar com maestria o caminho certeiro que o levará ao sucesso, sabendo filtrar melhor todas as ramificações e possibilidades tentadoras (muitas vezes não tão profícuas) de negócios que não edificarão o que está em seu eixo principal.
Desse modo, a própria preparação acadêmica do médico e seu estilo de vida o deixam em posição de liderança quando o assunto é desenvolver soluções e inovar. Capacidade de correr riscos, rapidez na tomada de decisões e foco fazem parte do cotidiano desse profissional e tendem a impulsioná-lo ao sucesso, independente do caminho escolhido para trilhar na carreira. Assim, não divergente, o empreendedorismo.
Referências:
https://www.forbes.com/sites/larrymyler/2016/03/14/what-does-entrepreneurship-look-like-in-healthcare/#4fa2dd56155e
http://capitalcontabilidade.com/como-ser-um-medico-empreendedor-de-sucesso/
http://blog.sebrae-sc.com.br/o-que-e-empreendedorismo/