Pergunta : Arthur ( Centro Universitário Serra dos Órgãos )
Olá, Dr Mário. Estou no 12 período e ainda persisto na dúvida. Gosto muito da anatomia osteomuscular, estagiei em serviços de ortopedia, por isso tinha essa especialidade como primeira opção. Entretanto, no final da faculdade fui acadêmico bolsista no setor de emergência do HCPM e HMMC, lá desenvolvi muito gosto pela especialidade de medicina de emergência. O que está pesando nesta decisão é a remuneração é qualidade de vida que essas especialidades podem oferecer. O Sr pode explanar sobre tais aspectos destas duas especialidades? Obrigado!
Resposta :
A emergência somente foi reconhecida como especialidade médica bem recentemente e por isso o mercado de trabalho ainda não beneficia os que optarem por essa especialidade, já que no momento a maioria dos postos de trabalho em serviços de emergência é ocupada por médicos recém formados.
As perspectivas para essa especialidade são boas, porém a médio e longo prazo.
O emergencista precisa gostar de trabalhar sob pressão, com alto índice de estresse e a evolução dentro da especialidade vai ser a de trabalhar como plantonista , podendo posteriormente passar a exercer a função de chefe da emergência.
A ortopedia é uma excelente especialidade e o ortopedista pode também trabalhar em algum serviço de emergência como ortopedista de plantão ou mesmo como emergencista.
No momento, a opção pela ortopedia é mais interessante como mercado de trabalho, como também com melhor qualidade de vida e melhor remuneração.
Sucesso
Mário Novais
Autor: Mário Novais