Pergunta : James Fernandes ( UFM )
Olá, meu nome é James, sou estudante do 12 período de medicina.Estou em dúvida entre as especialidades de GO e cirurgia. No momento atual, qual a melhor especialidade e qual tem melhor perspectiva de crescimento e rentabilidade financeira?
Resposta :
A escolha da especialidade deve ser a mais racional possível, sendo de grande importância, já que implica em cerca de 40 anos de atividade profissional.
Devemos, acima de tudo, levar em consideração 3 aspectos :
- a qualidade de vida que a especialidade proporciona.
- a remuneração que esta especialidade permite.
- O prazer e conforto de lidar com o tipo de paciente dessa especialidade.
A gineco-obstetrícia é considerada uma especialidade alegre, já que, principalmente em relação à obstetrícia, lida com pacientes com boas expectativas. As pacientes criam um laço grande de amizade com suas médicas, resultando em fidelidade dessa clientela o que permite ter clientes particulares e depender menos de planos de saúde em relação às consultas. A qualidade de vida fica um pouco prejudicada em função da tendência de preferência da população pelo parto vaginal ao invés do parto cesáreo (o que melhoraria a qualidade de vida do obstetra).
Muitos médicos dessa especialidade, com o tempo, tendem a diminuir a clientela obstétrica e dar preferência aos pacientes ginecológicos (a clientela não gosta muito disso) e vários enveredam pela ultrassonografia ou mesmo pela medicina estética (pela ligação próxima com sua clientela).
Os procedimentos cirúrgicos, em se tratando de planos de saúde, são mal remunerados. Por exemplo, num parto cesáreo pelo convênio o honorário do obstetra é cerca de R$ 400,00, ao passo que um obstetra particular de boa clientela cobra pelo menos R$5.000,00.
O retorno financeiro rápido só pode ser através de plantões, já que a clientela demora um pouco para aumentar.
Áreas boas e promissoras dessa especialidade são a Histeroscopia e a Reprodução Assistida.
A cirurgia geral não é muito valorizada no Brasil e a maioria dos residentes de cirurgia geral acabam escolhendo depois uma sub especialidade, tipo vascular, plástica, uro, procto…e cada uma tem suas próprias características e mercados diferentes.
Nesse momento vc deve apenas se decidir se quer GO, que é especialidade de acesso direto ou se vai partir para uma especialidade cirúrgica. Se decidir por uma especialidade cirúrgica, deve deixar a escolha da sub especialidade para quando estiver já cursando o segundo ano da residência de cirurgia geral, pois aí terá mais condições técnicas de fazer a melhor escolha.
No nosso site, seção carreira médica, vc vai encontrar informações sobre as especialidades cirúrgicas e respectivos mercados de trabalho.
Sucesso
Mário Novais