Pergunta : Lucas ( Faculdade de Medicina do ABC )
Estou no meu último ano de faculdade, e atualmente com muita duvida sobre qual especialidade escolher, e uma das questões que está mais pesando na minha indecisão é a dificuldade da inserção após o termino da residência no mercado de trabalho, de oftalmologia e neurologia, hoje em dia, o quão difícil é iniciar no mercado oftalmológico sem ter contatos familiares ou amigos no ramo?
Resposta :
Em qualquer especialidade o início é sempre um pouco trabalhoso, mas no final o futuro é bom na profissão Medicina.
Durante a residência, normalmente o médico já vai se inserindo no mercado de trabalho através dos contatos que cria e principalmente por orientação dos supervisores da residência.
Por isso é bom que o residente se dedique bastante nesse período para fazer “um bom filme “com seu staff.
O residente de oftalmologia, a partir do R2, normalmente já começa a trabalhar numa clínica da especialidade ( às vezes até de propriedade de um staff de sua residência ).
A prática do mercado dessas clínicas é que o médico recebe 50 % do valor das consultas e 30 % do valor dos exames complementares que realiza.
Depois da residência, ele deve ir economizando para abrir uma clínica própria, inicialmente uma clínica básica de oftalmo e com o tempo ele vai ( muitas vezes através de financiamentos bancários ) equipando melhor a clínica.
Um caminho muito utilizado atualmente para inicio de carreira é o chamado “mercado popular”, ou seja clínicas simples, básicas, em regiões de população com pouco recurso e sem planos de saúde, com clientes que não podem pagar medicina privada, mas conseguem pagar uma consulta barata, tipo 60 a 80,00.
Na neurologia, no último ano da residência, mesmo ainda não tendo o título de especialista, o caminho é alugar um horário em um consultório de outro neurologista e iniciar sua própria clientela ( o que vai demorar mais ou menos dependendo do marketing que vc utilizar ).
O mercado popular também pode ser interessante no inicio da carreira do neurologista.
Sucesso
Mário Novais
Relacionados
Novembro 10, 2024
Novembro 10, 2024
Novembro 10, 2024