Pergunta : Rodrigo ( HGU )
Oi, Dr Mario.
Trabalho com ultrassonografia. Iniciei após fazer pós graduação na área. Optei pelo ultrassom pois constituí família assim que me formei e como provedor da casa necessitava de ganhos suficientes para o sustento do lar, filho, financiamento da minha faculdade … e queria fugir dos plantões. A encarei, a princípio como uma atividade temporária. Hoje sinto falta da residencia médica. Quero viver a experiência e complementar minha formação. Gostei de trabalhar com imagem, assim, penso em fazer radio. Mas temo em fazer 3 anos de residência (mantendo estudo e trabalho =sobrecarga e queda no padrão de vida) e acabar continuando a fazer o que já faço, o USG, afinal, ainda é uma forma de ser meu próprio patrão (vejo muitos radiologistas concentrando-se na área),porém sem grandes mudanças na remuneração ou volume de trabalho. A residência então seria perder tempo?
Outra área que me interessa é a oftalmo. Matéria fascinante, especialidade rentável e com boa qualidade de vida, entretanto, sou péssimo em cirurgia e qualquer procedimento invasivo. Vale a pena a oftalmologia atuando só na clínica ?
muito obrigado
Resposta :
Se você já se introduziu pela ultrassonografia e está feliz com ela, não vejo razão para mudar de especialidade.
Assim o mais indicado seria fazer a residência em radiologia, que vai te dar uma base cientifica melhor do que já tem e também vai abrir portas no mercado de trabalho de imagem, tipo tomografia, ressonância, radiologia intervencionista, telerradiologia e mesmo na radiologia simples ( R-X).
Mesmo a residência de radiologia representando anos de “sufoco” para continuar trabalhando no ultrassom para se manter financeiramente, acho que vale a pena o sacrifício.
A oftalmologia é sem dúvida também ótima especialidade, mas vai ter a mesma dificuldade em termos de conciliar a atual atividade com a residência de oftalmo.
Muitos oftalmologistas atuam apenas na área clinica e exames complementares, nao fazendo ciriurgias; o que é uma pena, já que as cirurgias de catarata são muito simples e aumentam a remuneração do especialista.
Sucesso
Mário Novais
Relacionados
Novembro 10, 2024
Novembro 10, 2024
Novembro 10, 2024