Pergunta : Anônimo ( São Paulo )
boa noite dr mario,
venho questionar sobre a questao das melhores especialidades. atualmente, sou residente em ortopedia e, posso dizer com certeza que o mercado saturou de uma forma muito rapida. ha cerca de 3 anos, em sao paulo tinha-se dificuldade para encontrar ortopedista para dar plantao em varios hospitais. hoje, ate os ortopedistas formados estao com dificuldades para conseguir plantoes, muito menos entrar em alguma equipe cirurgica de algum hopsital. sme falar nos planos de saude que estao acabando com remuneraçao por procedimento realizado, criando plantoes cirurgicos para que o profissional receba o equivalente a 1/5 do que receberia se fosse por cirurgia. nao vejo com pessimismo, mas vejo como realidade. em todos os lugares, os ortopedistas estao tendo dificuldades de se estabelecer e de ter um minimo de sucesso na carreira.
nao sei com estao as outras especialidades, mas vivendo o meio da ortopedia, nao consigo enxergar um prognostico muito bom para nossa especialidade, apesar de eu gostar muito e continuar seguindo.
Resposta :
O Mercado médico , inclusive da ortopedia, continua sendo muto bom; mas como todo mercado bom, ele é competitivo. Por isso os melhores especialistas sempre terão chance mais rapidamente. Seja um desses melhores.
O futuro dos ortopedistas não deveria ser pelo caminho de “plantões “. Mas sim pelo caminho do “consultório particular “e depois pelo caminho de montar uma “clínica própria”.
Construir uma bela carreira não é fácil em nenhuma profissão. Precisa dedicação e acima de tudo planejamento, além de muita paciência para deixar a profissão amadurecer.
Uma excelente maneira de iniciar a carreira após a residência médica é a chamada “ medicina popular “.
O Brasil tem cerca de 200 milhões de habitantes; apenas 40 milhões tem planos de saúde, ou seja existem cerca de 160 milhões de pessoas que não tem planos de saúde; que não estão satisfeitos com o SUS, que não tem dinheiro para medicina particular, mas que conseguem fazer esforço e pagar uma consulta de R$ 80,00 no ortopedista.
Um consultório simples, com apenas um aparelho portátil de R-X, localizado em um bairro pobre da cidade, vai te permitir atender em pouco tempo, facilmente 20 a 30 pacientes por dia, o que vai gerar uma renda mensal de 30 a 50 mil reais, fora alguma imobilização, fisioterapia ou cirurgia que possa gerar.
Não desanime com a ortopedia; é uma ótima especialidade e vai continuar sendo, principalmente com o envelhecimento da população.
Sucesso
Mario Novais
Relacionados
Novembro 10, 2024
Novembro 10, 2024
Novembro 10, 2024