Pergunta : Christian Gonçalves ( Universidade Federal do Rio Grande do Norte )
olá boa noite, tenho muito interesse em fazer pediatria, entretanto a desvalorização e a mal remuneração do pediatra me deixam um pouco insatisfeito. além disso, em alguns hospitais/universidades a duração da residência em pediatria aumentou para 3 anos. gostaria de saber se para realizar uma especialização na pediatria (ex.: neurologia infantil, cancerologia pediátrica…) é necessário concluir os 3 anos da residência ou eu posso iniciar a graduação de 3 anos, ir até r2 e depois ingressar em alguma especialização pediátrica. muito obrigado.
Resposta :
Considerando a qualidade de vida, a remuneração e o dia a dia, a pediatria realmente não é das melhores especialidades, embora traga algumas satisfações pessoais.
O pediatra tem bastante prestigio junto à clientela, tem um papel importante dentro da sociedade e faz muitos amigos, porem o dia a dia é pesado e a remuneração não condiz com sua responsabilidade.
Para fazer uma sub especialidade, precisa concluir s 3 anos de residência em pediatria e depois partir para a sub especialização.
Acontece que as sub especialidades pediátricas também não são muito interessantes do ponto de vista mercado de trabalho; exceção para a alergia/ imunologia e homeopatia, que são boas especialidades e a clientela aumenta rapidamente.
Como muitos médicos estão desistindo da pediatria e a população não está muito satisfeita com os atendimentos de planos de saúde, está aparecendo uma janela de oportunidade para pediatras que atendem apenas pacientes particulares, o que pode gerar uma boa remuneração.
Caso o pediatra não queira fazer consultório, vai ter que trabalhar como plantonista eternamente, o que não é o ideal como qualidade de vida.
Sucesso
Mário Novais
Relacionados
Novembro 10, 2024
Novembro 10, 2024
Novembro 10, 2024