Pergunta : Marcos André ( Universidade Federal de Minas Gerais)
Olá!
Parabéns pelo site, é realmente muito útil para todos os acadêmicos de medicina.
Estou no quinto ano de curso e tenho muito interesse por dermatologia, oftalmologia e geriatria. Gostaria de saber qual das 3 áreas permite melhores ganhos e melhor qualidade de vida. Pretendo trabalhar no interior, cidades com cerca de 100 a 200 mil habitantes. Trabalhando em uma cidade assim, por exemplo, quem provavelmente teria melhores ganhos: um dermatologista que trabalha com a parte estética (botox, laser, etc) ou um oftalmologista que realize cirurgias?
Muito obrigado!
Resposta :
A escolha da especialidade deve ser a mais racional possível, sendo de grande importância, já que implica em cerca de 40 anos de atividade profissional.
Devemos, acima de tudo, levar em consideração 3 aspectos :
- a qualidade de vida que a especialidade proporciona.
- a remuneração que esta especialidade permite.
- O prazer e conforto de lidar com o tipo de paciente dessa especialidade.
Numa fase inicial, a escolha precisa apenas recair em :
- Uma especialidade cirúrgica – aí vai ter que passar primeiro na cirurgia geral.
- Uma especialidade clínica – aí vai precisar, primeiramente, passar pela residência de clínica médica.
- Uma especialidade de acesso direto- aí precisa conhecer bem essas possibilidades, ou seja quais são as características de : otorrino, oftalmo, ortopedia, radiologia, dermatologia, neurologia, pediatria, neurocirurgia…
A remuneração dessas especialidades vai variar muito em função da cidade onde estiver trabalhando e do tempo de formado que o profissional tiver, dos contatos na cidade, dos convênios que conseguir e acima de tudo do marketing que utilizar para alavancar a carreira.
As especialidades citadas por vc são excelentes, boa remuneração, ótima qualidade de vida e dia a dia tranquilo( geriatria menos ).
Sugiro que vc faça o teste vocacional em nosso site e analise com cuidado as 5 primeiras especialidades apontadas no teste.
Sucesso
Mario Novais