Pergunta : Daniel Silva ( Universidade Federal do Pará )
Olá Dr Mário!
Primeiramente gostaria de parabenizá-lo pelo site, é muito esclarecedor para a comunidade médica e acadêmica.
Minha duvida é sobre a carreira de transplantes de fígado e pâncreas, tenho interesse na área, contudo gostaria de mais esclarecimentos sobre a qualidade de vida, remuneração, cotidiano da especialidade e se é mais interessante fazê-la após a cirurgia do aparelho digestivo ou logo após a cirurgia geral.
Muito obrigado!
Resposta :
Transplantes é uma área da Medicina em franca evolução no mundo todo, mas ainda em desenvolvimento em algumas cidades brasileiras pois exige todo um trabalho de equipe e de infraestrutura.
Para trabalhar com transplantes de fígado ou pâncreas, vc pode fazer isso como clínico ou como cirurgião.
Cirurgias dessas podem ser feitas por um cirurgião geral ou melhor se for por um cirurgião gastroenterológico.
Cirurgia gastroenterológica é uma especialidade cirúrgica com residência de 2 anos e com pré requisito de 2 anos de residência em cirurgia geral, além de uma nao adicional na área de transplantes.
Como clínico, vc participará de uma equipe multiprofissional na qualidade de clínico, intensivista oncologista, geneticista, gastro ou hepatologista..
O médico clínico mais envolvido com transplantes é o intensivista, que na formação precisará de dois anos de residência em cirurgia ou em clínica médica e depois mais dois anos de residência em terapia intensiva.
A qualidade de vida não é tão boa, já que lidará com vários casos de emergência.
Como mão de obra especializada, a remuneração é boa, mas leva um tempo para se formar e se colocar no mercado de trabalho, embora seja escassa a mão de obra nessa área.
Sucesso
Mário Novais
Relacionados
Novembro 10, 2024
Novembro 10, 2024
Novembro 10, 2024