Pergunta : Victor Sandi ( Faculdade de Medicina de Faceres )
Olá, primeiramente gostaria de parabenizar pelo site, pois acaba contribuindo extremamente para nós atuantes e futuros atuantes na área médica. Minha pergunta é a seguinte: penso em seguir carreira em cirurgia cardiovascular ou cirurgia vascular, queria saber se tem como aliar as duas ou alguma das duas com a prática clínica, pois tenho muito interesse na área cirúrgica mas também gostaria de estar presente em consultório mesmo que por poucas horas na semana.
Resposta :
No momento de escolher a especialidade, em primeira instância, você deve se preocupar apenas com 3 opções : ou escolher uma especialidade de acesso direto (oftalmo, dermato, otorrino…) ou uma especialidade cirúrgica (não importa qual, já que a cirurgia geral é pré-requisito para as outras) ou ainda uma especialidade clinica (também não importa qual, já que a clinica médica é pré-requisito para as outras ).
Se vc optar pela cirurgia, quando estiver fazendo os dois anos obrigatórios de cirurgia geral, vai poder entrar em contato com as várias opções de sub especialidades cirúrgicas e consequentemente fazer uma escolha mais adequada.
De qualquer modo, esclarecendo sua dúvida, a cirurgia vascular e a cirurgia cardiovascular são especialidades diferentes. Na vascular a formação exige 2 anos de cirurgia geral e mais 2 anos de vascular.
Na cirurgia cardiovascular são exigidos 2 anos de cirurgia geral mais 4 anos de cardiovascular.
A cirurgia vascular é ótima especialidade, a clientela cresce rapidamente, principalmente pelas insuficiências vasculares periféricas (varizes), que são muito freqüentes na população.
A especialidade permite procedimentos pequenos e médios , que agregam valor no preço das consultas e a qualidade de vida do profissional é boa porque a maioria das cirurgias são eletivas.
A competição dos hemodinamicistas ou cardiologistas intervencionistas é mais com a cirurgia cardiovascular e não com a cirurgia vascular.
Não acreditamos que as atribuições do cirurgião vascular possam diminuir ao longo do tempo.
No Rio de Janeiro são aproximadamente 7 vagas para residência em cirurgia cardiovascular e 29 vagas para cirurgia vascular.
A especialização em cirurgia cardiovascular é demorada pelo numero total de anos na residência e o melhor centro de formação nessa especialidade é São Paulo, onde existem vários serviços de primeira qualidade. O mercado de trabalho é ainda carente em todo o pais, mas o tempo de consolidação do profissional no mercado é lento.
Embora seja uma especialidade de alto grau de estresse, esses especialistas podem planejar bem o seu dia a dia porque a maioria das cirurgias são eletivas.
Com o progresso de técnicas menos invasivas, a cirurgia cardiovascular deve desenvolver mais na área de patologias congênitas.
Em ambas as especialidades vocêvaipoder ter aitivdades de consultório, mas na vascular isso será bem mais intenso.
Sucesso
Mário Novais
Relacionados
Novembro 10, 2024
Novembro 10, 2024
Novembro 10, 2024