Pergunta : Giulia Monteiro
Olá, tudo bem?
Gostaria de saber como funciona a rotina de um cirurgião oncológico – a qualidade de vida, tempo pra passar com a família, isso é possível numa especialidade tão complexa? Tenho muito interesse na área, mas tenho medo em relação a esse quesito. Gostaria também da sua opinião em qual especialidade cirúrgica existe uma “melhor” qualidade de vida ( com cirurgias mais programadas). Obrigada.
Resposta :
A Oncologia e também a Cirurgia Oncológica são especialidades “tristes”, sendo importante que o profissional esteja bem preparado psicológicamente para lidar com esse tipo de paciente e com essas patologias.
De um modo geral esse tipo de cirurgião trabalha em equipe com oncologistas clínicos que lhe encaminham os pacientes e complementam os tratamentos com quimioterapia e radioterapia.
A maioria das cirurgias são eletivas e podem ser programadas não prejudicando a qualidade de vida do cirurgião, mas ele vai ter que estar ligado em pré e pós operatórios e às vezes terá que se deslocar de urgência para complicações dos pacientes operados.
Geralmente o cirurgião oncológico estará ligado a um hospital como staff e terá sua clínica particular paralelamente.
Com exceção dos cirurgiões gerais e cirurgiões pediátricos, os cirurgiões de outras especialidades embora tenham casos de urgência, na maioria das vezes, poderão marcar suas cirurgias eletivamente.
A especialidade cirurgia por si só já é estressante porque está comprometida com resultados e erros são claramente identificáveis.
Sucesso
Mário Novais
Relacionados
Novembro 10, 2024
Novembro 10, 2024
Novembro 10, 2024