Pergunta : Julio ( Faculdade de Medicina de Marília )
Tenho interesse atualmente em anestesiologia ou neuro clínica. Considerando que há uma tendência de redução nos procedimentos cirúrgicos por tratamentos menos invasivos, e levando em conta que a anestesio é uma das áreas que mais concentra especialistas, o sr acha que há possibilidade de saturação num futuro próximo?
Outra dúvida, quais são as diferenças entre a formação em dor para anestesio e neuro? Nos editais de residência dos anos adicionais as vagas são separadas para essas especialidades. O neuro com atuação em dor fica “direcionado” especificamente para cefaléias e neuropatias? O neuro clínico pode fazer procedimentos intervencionistas em dor também ou é privativo do anestesio?
Resposta :
Na escolha da especialidade, além de se levar em conta a qualidade de vida e a remuneração, é fundamental se analisar como vai ser o seu dia a dia naquela especialidade.
Anestesio e neurologia apresentam cotidianos bem diferentes em relação a tipos de pacientes e tipos de patologias. Vc deve tentar avaliar em que desses dois cotidianos vc se encaixa melhor.
Embora exista atualmente uma grande procura pela anestesio, talvez pela facilidade de se conseguir rapidamente uma boa remuneração, não creio que vá haver saturação desse mercado. Os anestesistas representam apenas 6,8 % da população de médicos do Brasil.
A migração, que já vem ocorrendo, de grandes procedimentos para métodos menos invasivos, de um modo geral, continuam exigindo a presença do anestesista, como é o caso das cirurgias oftalmológicas e das colonoscopias.
A chamada “medicina da dor” não é propriamente uma especialidade, assim pode e é exercida por diferentes especialistas, tais como anestesistas, ortopedistas, neurologistas e mesmo fisiatras.
O importante numa clínica da dor é se montar uma equipe multiprofissional, já que alguns procedimentos exigirão atuação de especialistas diferentes.
Dores musculares consequentes a problemas posturais ou lesões de esforço repetitivo serão melhores acompanhadas pelo ortopedista. Dores provenientes de um câncer serão tratadas com analgésicos fortes prescritos pelo clínico. Bloqueios periféricos pertencem à área do anestesista…
Medicina da dor é uma área carente de profissionais e em franca expansão num futuro breve.
Sucesso
Mário Novais
Relacionados
Novembro 10, 2024
Novembro 10, 2024
Novembro 10, 2024