Pergunta : Alexandre ( Faculdade de Medicina Nova Esperança – JP )
Estou perto da formação, e na escolha da especialidade me encantei por cirurgia cardíaca, quero saber das condicões de trabalho, qualidade de vida e mercado de trabalho da especialidade.
Resposta :
Na escolha da especialidade, devemos levar em consideração basicamente 3 aspectos :
- Que qualidade de vida essa especialidade me permite ?
- Quais são as possibilidades de ser bem remunerado ?
- Que tipo de paciente vou atender ?
A terceira pergunta deve ser fundamental na sua escolha, já que vai lidar com esse tipo de paciente por muitos anos, sendo importante que esse contato seja confortável para você.
Numa fase inicial, a escolha precisa apenas recair em :
1.Uma especialidade cirúrgica – aí vai ter que passar primeiro na cirurgia geral.
2.Uma especialidade clínica – aí vai precisar, primeiramente, passar pela residência de clínica médica.
3.Uma especialidade de acesso direto- aí precisa conhecer bem essas possibilidades, ou seja quais são as características de : otorrino, oftalmo, ortopedia, radiologia, dermatologia,pediatria, neurocirurgia…
O ingresso nas residências de cirurgia cardiovascular ou de cirurgia vascular exige como pré requisito a residência de 2 anos em cirurgia geral. Para cirurgia vascular são mais 2 anos e para cirurgia cardiovascular são mais 4 anos.
A especialização em cirurgia cardiovascular é demorada pelo numero total de anos na residência e o melhor centro de formação nessa especialidade é São Paulo, onde existem vários serviços de primeira qualidade. O mercado de trabalho é ainda carente em todo o pais, mas o tempo de consolidação do profissional no mercado é lento.
Embora seja uma especialidade de alto grau de estresse, esses especialistas podem planejar bem o seu dia-a-dia por que a maioria das cirurgias são eletivas.
Com o progresso de técnicas menos invasivas, a cirurgia cardiovascular deve desenvolver mais na área de patologias congênitas.
A cirurgia vascular, por outro lado, permite um crescimento rápido da clientela, tem um período de formação menor e uma crescente população necessitando desses serviços. É uma ótima especialidade. Permite boa qualidade de vida, bons ganhos financeiros e conta com vários procedimentos pequenos, médios e grandes que agregam valor ao preço das consultas.
Além disso, na cirurgia cardíaca assim como na neurocirurgia a carreira é mais espinhosa e se leva tempo para adquirir um posicionamento de cirurgião de renome, principalmente na medicina privada.
Em função da necessidade de grande habilidade manual, tanto na cirurgia cardíaca quanto na neurocirurgia, a vida útil do profissional é mais curta do que em outras especialidades como clinica médica, pediatria, geriatria ou mesmo otorrino.
Na cirurgia cardiovascular os ganhos financeiros são bons, mas se leva tempo para adquirir a maturidade profissional e o tempo de vida úti é tambem menor quando comparado com outras especialidades.
O mercado de trabalho é bom para cirurgia cardiovascular e melhor ainda para cirurgia vascular.
Sucesso
Mário Novais