Enquanto não há sinal de as longas filas de espera tanto no SUS quanto no sistema suplementar (dos planos de saúde) diminuírem , cresce o mercado de “clínicas rápidas” em SP. O modelo, que surgiu nos EUA em 2000 e hoje possui 800 filias, busca oferecer atendimento médico imediato para situações de baixa complexidade, como por exemplo otites, faringites e vacinações. A duração média das consultas é de 15 minutos e custa em geral 89 reais. Após a consulta, o paciente avalia a qualidade do serviço pelo celular via SMS. Já são pelo menos 3 redes na capital paulista, enquanto o Rio de Janeiro só possui uma voltada apenas para exames laboratoriais de baixo custo, com apenas uma filial. Em São Paulo a novidade já está chamando a atenção de alguns escritórios próximos das clínicas, que já fecharam pacotes de atendimento para seus funcionários.
Esta parece ser uma interessante oportunidade para se empreender na realidade no nosso país, visto que há uma grande demanda para este tipo de serviço. Entretanto, é esperado que entidades médicas questionem arduamente a qualidade do serviço, muito embora o risco de desfechos adversos nos usuários do serviço seja muito baixo, uma vez que sejam pacientes de baixa complexidade.
Fonte: http://oglobo.globo.com/sociedade/clinicas-expressas-surgem-em-sp-como-alternativa-filas-no-sus-no-plano-de-saude-17557704
Relacionados
Novembro 10, 2024
Outubro 27, 2024