Pergunta : Virgílio Augusto (Centro Universitário de Volta Redonda)
Boa noite, primeiramente gostaria de parabenizá-los pelo site, realmente muito útil. Estou em dúvida sobre a especialidade a que escolher, já sei que quero alergologia e imunologia, porém estou entre a clínica e a pediátrica. Gostaria da opinião de vocês a respeito, pois, mesmo tendo uma inclinação maior a pediatria do que a clínica, não sei se ao escolher imunologia pediátrica terei menor abrangência de pacientes devido ao fato de imunologistas clínicos também atenderem pediatria.
Resposta :
O programa de residência nessa especialidade tem duração de 2 anos e tem como pré-requisito a residência prévia em Clínica Médica e/ou Pediatria.
Se você está decidido pela alergologia e imunologia, com certeza o melhor caminho ( principalmente analisando o Mercado de trabalho) será pela residência de clinica médica e depois residência de imunologia.
O caminho através da clinica médica é muito mais abrangente e se considerarmos que a população está envelhecendo e o número de crianças diminuindo, não restará dúvida na sua escolha.
Com formação pela clínica médica e depois imunologia, você também estará habilitado a atender crianças com problemas alérgicos, como o fazem a maioria dos alergistas.
A alergia-imunologia é uma boa especialidade, uma vez que doenças alérgicas afetam atualmente mais que 20% da população brasileira, e são causa importante de doença crônica no mundo inteiro. Alergias e asma causam mortes desnecessárias: no Brasil, aproximadamente 3000 pessoas morrem por asma a cada ano; nos Estados Unidos, a cada ano 140 pessoas morrem por anafilaxia a alimentos ou a picadas de insetos, e 4000 morrem por asma. Para muitos pacientes com asma e doenças alérgicas, trabalhar com um alergista-imunologista pode ajudá-los no manejo de sua doença e na prevenção de morbidade e mortalidade.
Sucesso
Mário Novais