(UFPA – 2014) Idosa de 72 anos de idade, altura de 1,62m e peso de 60Kg, apresenta creatinina sérica de 1,4 mg/dl e uréia de 55 mg/dl. É necessário utilizar um antibiótico de excreção renal e calcular o clearance aproximado de creatinina, que é, aproximadamente,
(A) 34,4 ml/min.
(B) 40,4 ml/min.
(C) 32,3 ml/min.
(D) 65,5 ml/min.
(E) 56,6 ml/min.
Ter que decorar fórmulas é sim bastante chato, mas para o prova de residência é indispensável saber algumas delas. É uma questão que em hipótese alguma pode ser errada!
MUITA ATENÇÃO!!!
A fórmula de Cockcroft-Gault (CG) foi desenvolvida no ano de 1976 para calcular o clearance de creatinina e não a TFG. Uma vez que utiliza a creatinina sérica, é sabido que esta depende de fatores como idade, peso e sexo e por isso esses fatores estão expressos na equação . A proporção de massa muscular no peso corporal é relativamente menor em mulheres que em homens, portanto, os autores sugerem que o valor obtido através da fórmula deve ser multiplicado por 0,85 quando o paciente for do sexo feminino.
Homem: Clearence de Creatinina = [((140-Idade) x Peso(kg)) / (Creatinina Sérica x 72)]
Mulher: Clearence de Creatinina = [((140-Idade) x Peso(kg)) / (Creatinina Sérica x 72)] x 0,85
Tem sido considerada como referência normal para homens valores entre 55 e 146mL/min/1,73m² e, para mulheres, valores entre 52 e 134mL/min/1,73m² (25).
A utilização de equações baseadas na concentração de creatinina sérica pressupõe que o método utilizado para a determinação de creatinina sérica seja rastreável ao utilizado pelos autores da fórmula, caso contrário haverá necessidade de correções. A estimativa da TFG em pacientes hospitalizados por longos períodos ou internados em unidades de terapia intensiva é sempre um desafio, pela dificuldade na obtenção de medidas exatas da altura e do peso, as quais podem sofrer alterações e emitir um resultado pouco confiável. O catabolismo muscular e a depuração renal da creatinina desses pacientes podem assumir uma relação imprevisível. Nesse grupo de indivíduos é recomendado o ClCr para estimar a TFG, evitando da fórmula de CG, mas não há um consenso.
RESPOSTA: letra A
http://www.newslab.com.br/newslab/revista_digital/122/artigo-1.pdf