Pergunta : Juliana ( Universidade Federal de Santa Catarina )
Olá Dr! Tudo bem? Sou estudante de Medicina, da UFSC, não sou tão jovem, quando me formar, se tudo der certo, estarei com 33 anos. Desejo muito ser mãe um dia e vejo dificuldade com a residência. O sr acha possível conciliá-la com uma gravidez? ou com um filho pequeno? Que especialidade seria mais interessante para uma médica que deseja ser mãe e não pode esperar tanto? Me interesso por Ginecologia e Obstetrícia, Saúde da Família, Geriatria, Pediatria-Neonatologia. Gostaria de ganhar razoavelmente, mas como sou ex professora, qualquer especialidade me remuneraria melhor que minha antiga profissão, eu imagino. Gosto de lidar com mulheres, crianças e idosos, em especial. O que acha?
Resposta :
Considero a residência médica indispensável na formação do profissional e um médico se formar com 33 anos pode não ser o mais comum, mas ainda é uma ótima idade, talvez até com mais maturidade do que um jovem de 23/24 anos, como é a maioria dos formandos em Medicina.
Se você engravidar durante a residência isso não vai impedir de continuar com as atividades do curso ( “gravidez não é doença”) e mesmo assim no final da gravidez ou a qualquer momento, você pode interromper a residência ( isso é permitido oficialmente) e continuar meses ou anos depois.
Quanto à especialidade, você precisa escolher alguma que seja confortável para você. É importante trabalhar com aquilo que se gosta porque vc vai exercer essas atividades laborais por pelo menos mais 30 anos.
Das especialidades citadas por você, pediatria e gineco-obstetricia poderão representar algumas dificuldades para uma “médica mãe”, tais como emergências fora de hora e plantões.
Saúde da família, geriatria, dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia, oftalmologia e radiologia poderiam ser boas opções.
Sugiro que vc faça o teste vocacional de nosso site e analise as cinco primeiras especialidades apontadas no teste, principalmente em relação à qualidade de vida permitida pela especialidade.
Sucesso
Mário Novais