O que é? Como se forma?
É o acúmulo subcutâneo de gordura, mais precisamente entre os cordões conjuntivos fibrosos, que puxam a pele, formando os indesejados furos característicos da celulite.
As áreas mais acometidas são nádegas, coxas e quadris, atingindo um percentual bem maior de mulheres se comparado ao percentual masculino.
Fatores que influenciam:
- Genética,
- Ganho de peso,
- Idade.
Escala para avaliação (Cellulite Severity Scale), segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, que utiliza como padrão as caracteríscas:
A) número e profundidade de depressões;
B) aspecto das áreas elevadas da celulite;
C) Presença de lesões elevadas;
D) Presença de flacidez;
E) graus da antiga classificação.
De acordo com a escala, cada um dos itens acima recebe uma pontuação de zero a três; e a soma total dos pontos, que pode chegar até 15:
→leve (1 a 5 pontos),
→moderada (6 a 10 pontos),
→ou grave (11 ou mais pontos).
A escala desenvolve um importante papel no direcionamento do tratamento.
Tratamento
O tratamento está ligado à causa da celulite, sendo essencial um equilíbrio, proporcionado por exercícios físicos e alimentação adequada.
- Subcisão: técnica cirúrgica empregada para descolamento de traves de fibrose da celulite e ajuda nas depressões fixas e mais profundas.
- Intradermoterapia: técnica que consiste em aplicar substâncias vasodilatadoras e enzimas em gotas nas regiões afetadas, para melhorar a função circulatória sanguínea e linfática.
- Ultrassom: as ondas de ultrassom tem ação anti-inflamatória e podem romper a parede das células gordurosas.
- Drenagem linfática manual: é uma técnica manual que restabelece a circulação da linfa e produz uma eliminação eficaz dos dejetos líquidos e toxinas.
- Endermologia: este procedimento envolve o uso de um aparelho motorizado com dois rolos ajustáveis e uma sucção controlada. Como resultado desta ação, a circulação do sangue é aumentada e isso melhora a circulação e ao mesmo tempo ajuda na eliminação de toxinas e líquidos.
Profilaxia
- Dieta equilibrada,
- Evitar ingestão de bebida alcoólica,
- Evitar ingestão de refrigerantes,
- Prática de exercícios físicos,
- Ingerir muita água.
Celso Neto
Bibliografia
- Academia Española de Dermatología y Venerealogía – AEDV
- Sociedade Brasileira de Dermatologia – SBD
- American Academy of Dermatology – AAD