Pergunta: Anônima – Pernambuco
Autorizo publicação da pergunta desde que meu nome não esteja visível. Boa noite, Dr. Mário. Estou no quinto ano do curso de Medicina e escolhendo que especialidade seguir. Estou em dúvida entre Cirurgia Vascular e Urologia. Não me interesso por outra especialidade clínica ou de acesso direto. As duas especialidades me atraem pela qualidade de vida do profissional e pelo número de procedimentos que podem ser feitos em consultório.Gostaria de saber mais sobre as duas carreiras. Me preocupa o preconceito que posso sofrer, na urologia, por ser mulher e gostaria de saber como está o mercado em relação a isso.
Resposta :
As duas são boas especialidades, mas realmente vai sofrer bastante preconceito se escolher a urologia ( nada que vc não possa superar, apenas precisa estar alertada para isso ).
O Mercado dessas duas especialiddades é bastante bom. Na cirurgia vascular o retorno é um pouco mais rápido do que na urologia, principalmente pela grande frequencia de pacientes com insuficiência vascular periférica, além de que o boca a boca da especialidade é muito rápido ( seus pacientes sempre vão conhecer alguém que também precisa de um cirurgiaão vascular ).
Mais algumas informações sobre essas especialidades podem te ajudar na escolha :
Se vc optar pela cirurgia, quando estiver fazendo os dois anos obrigatórios de cirurgia geral, vai poder entrar em contato com as várias opções de sub especialidades cirúrgicas e consequentemente fazer uma escolha mais adequada.
A cirurgia vascular é ótima especialidade, a clientela cresce rapidamente, principalmente pelas insuficiências vasculares periféricas (varizes), que são muito freqüentes na população.
A especialidade permite procedimentos pequenos e médios , que agregam valor no preço das consultas e a qualidade de vida do profissional é boa porque a maioria das cirurgias são eletivas.
A competição dos hemodinamicistas ou cardiologistas intervencionistas é mais com a cirurgia cardiovascular e não com a cirurgia vascular.
Não acreditamos que as atribuições do cirurgião vascular possam diminuir ao longo do tempo.
A urologia é uma das melhores especialidades cirúrgicas em função da população estar envelhecendo e da importância que se tem dado recentemente à prevenção do câncer de próstata, além dos novos medicamentos para disfunção erétil, o que faz aumentar rapidamente a clientela do urologista. Além disso, a especialidade abrange vários procedimentos diagnósticos e terapêuticos (endoscopias principalmente) e cirurgias que agregam valor à consulta do urologista. A qualidade de vida é boa já que a maioria das cirurgias é eletiva e os ganhos financeiros são bons.
Sucesso
Mário Novais