Pergunta: Rafael (Universidade Federal do Espírito Santo)
Gostaria de ajuda na escolha da especialidade. Tenho algumas opções: – Otorrino: penso pela possibilidade de bons ganhos financeiros, menos estresse, possibilidade de procedimentos e cirurgias pequenas, etc. Há dificuldade de inserção de um otorrino recém formado no mercado?
Qual a faixa salarial que consegue aproximadamente? – Cardiologia: acho a especialidade bastante interessante. Gosto de ECG e de estudar as doenças cardiovasculares. Além disso, meu pai é cardiologista e tem uma clinica com aparelhos (ecocardiograma, mapa, holter, etc). Dessa forma, minha inserção no mercado seria bem tranquila, pois já teria uma boa quantidade de pacientes (convenio com a clinica) e poderia dar laudo de exames. O problema que vejo é que pacientes cardiológicos são, em geral, mais graves, geram maior estresse, consultas mais demoradas e cansativas. – Oftalmologia: acho a área interessante, porém vejo inúmeros comentários de que um oftalmo recém saído da residência leva muitos anos para começar a ganhar dinheiro. Qual área vc acha que seria mais interessante no meu caso? Mesmo tendo essa facilidade em entrar no mercado da cardiologia, vc acha que com a Otorrino as possibilidades de ganho seriam maiores? Obrigado.
Resposta : Embora exista um facilitador em relação à cardiologia, que é a especialidade de seu pai, este é apenas mais um fator que deve ser levado em consideração, mas não deve ser o único. A Oftalmologia e a Otorrinolaringologia estão entre as 6 melhores especialidades do momento. Ambas representam boa qualidade de vida , bons ganhos financeiros, facilidade de se organizar em termos de horários, exames, procedimentos e cirurgias que agregam valor à consulta, além de ambas contarem com industrias fortes que impulsionam a especialidade com novas tecnologias facilitadoras do desempenho médico. O envelhecimento da população também é um fator positivo, em termos de aumento de clientela, mais para a otorrino e oftalmo do que para a cardiologia. A inserção no mercado de trabalho não é difícil para nenhuma dessas especialidades, mas a oftalmo é um pouco mais demorada que a otorrino. Evidentemente a renda média de um destes especialistas vai variar de acordo com a cidade onde estiver instalado, mas de um modo geral, com cerca de 10 anos de formado, um otorrino ou oftlamo estará ganhando entre R$ 15000,00 e 25.000,00 mensais. Um cardiologista na mesma cidade estará ganhando entre R$ 10.000,00 e 15.000,00
Sucesso
Mário Novais