Pergunta : Felipe ( Universidade Federal de Minas Gerais )
Primeiramente parabéns pelo site!! Excelente!! Estou no quinto ano de faculdade e tenho um problema se assim posso dizer,pois gosto na mesma proporção da área clinica e cirúrgica, gostaria de saber quais áreas que eu conseguiria conciliar a prática clinica e a cirúrgica.
Pergunta : Felipe ( Universidade Federal de Minas Gerais )
Primeiramente parabéns pelo site!! Excelente!! Estou no quinto ano de faculdade e tenho um problema se assim posso dizer,pois gosto na mesma proporção da área clinica e cirúrgica, gostaria de saber quais áreas que eu conseguiria conciliar a pratica clinica e a cirúrgica.
Resposta :
O fato de gostar das duas áreas é bom, mas vc vai ter que decidir também levando em consideração outros aspectos. Primeiro gostaria de sugerir que vc fizesse o teste vocacional de nosso site e analisasse com atenção as 5 primeiras especialidades apontadas no seu teste.
Veja alguns critérios importantes na escolha da especialidade :
Devemos,acima de tudo, levar em consideração 3 aspectos :
- a qualidade de vida que a especialidade proporciona.
- a remuneração que esta especialidade permite.
- O prazer e conforto de lidar com o tipo de paciente dessa especialidade.
Numa fase inicial, a escolha precisa apenas recair em :
- Uma especialidade cirúrgica – aí vai ter que passar primeiro na cirurgia geral.
- Uma especialidade clínica – aí vai precisar, primeiramente, passar pela residência de clínica médica.
- Uma especialidade de acesso direto- aí precisa conhecer bem essas possibilidades, ou seja quais são as características de : otorrino, oftalmo, ortopedia, radiologia, dermatologia,pediatria, neurocirurgia…
Mesmo as especialidades cirúrgicas contém uma parte de clinica, sendo importante para o cirurgião ter uma base cientifica boa em clinica médica.
Algumas especialidades apesar de incluírem cirurgias, tem mais atendimento clínico, como é o caso da oftalmologia, uma das melhores especialidades.
A dermatologia é muito mais clínica, principalmente a parte cosmética, mas também contempla alguns procedimentos cirúrgicos.
A otorrino é muito mais cirúrgica, mas também tem bastante de clinica e de procedimentos diagnósticos.
A realidade é que a maioria dos estudantes que optam por uma especialidade cirúrgica , ficam, por algum tempo, com pena de abandonarem a clinica, talvez pensando que jogaram fora tudo o que aprenderam de clinica na faculdade, mas com o tempo esse sentimento passa.
Não é pecado gostar das duas áreas, mas vc só pode escolher uma. Sugiro que vc dê atenção especial a como vai ser seu dia a dia no futuro, com que tipo de pacientes vai lidar e com que tipos de patologias e a partir daí se defina e então “não olhe mais para trás “e seja feliz com a sua escolha.
Sucesso
Mário Novais
Veja também