Pergunta: Pedro Filho ( PUC Campinas )
Anestesio x Ortopedia Olá Dr.Mário, Estou em dúvida entre anestesiologia e ortopedia. 1- gostaria de trabalhar também em consultório (dor se anestesio / coluna se ortopedia) 2- não tenho estrutura de back-up (parentes com consultório e/ou dinheiro guardado para abrir um consultório) 3- desejo me formar e ter um retorno rápido para poder ajudar minha família e ter uma qualidade de vida razoável (tenho dúvidas qual dessas especialidades dá uma melhor qualidade de vida)
Na anestesiologia a impressão que tenho é que o mercado é muito bom e que o médico inicia a carreira com remuneração acima dos 15mil/mês. Porém já ouvi de anestesistas mais antigos que o salário, após certo tempo em carreira, não sobe mais do que um valor por volta de $30mil e que isso é algo que não ocorre quando você é “dono do paciente” como em outras especialidades. Essa é uma realidade ou só ocorre em alguns lugares? Como funciona a remuneração do anestesista que trabalha com dor? O anestesista que possui um consultório de dor consegue conquistar e fidelizar seus pacientes? (Gostaria de ter pacientes e conseguir acompanha-los) Na Ortopedia tenho a impressão que o médico demora mais para se consolidar no mercado de trabalho e isso me preocupa.Mas não tenho idéia de remuneração inicial nem durante a minha carreira. Vejo ortopedistas reclamando dos valores pagos pelos convênios (cirurgias mal pagas, etc). Essa também é uma realidade? Tendo em vista meu desejo de uma carreira mais rápida e a possibilidade de trabalhar com pacientes e acompanha-los, o que seria mais interessante? Entrar na anestesio que proporcionaria ganhos mais rápidos e aí abrir um consultório de dor com mais facilidade,,, Ou seguir na ortopedia e tentar me inserir no mercado de trabalho aos poucos? Muito obrigado, Pedro
Resposta :
As duas especialidades são boas. A anestesio permite inicio de bons rendimentos mais rapidamente que a ortopedia, mas perde na qualidade de vida.
Na ortopedia vc vai ser “ator protagonista” e na anestesio será “ator coadjuvante”. Isso pode fazer diferença de acordo com seu perfil pessoal e seu grau de vaidade.
Se abrir uma clinica da dor, como ortopedista ou anestesista, vai poder acompanhar pacientes e criar fidelidade com eles.
A remuneração do anestesista pode ir além dos R$ 30.000,00 mensais, dependendo da cidade onde estiver, da qualidade do seu serviço e do marketing que fizer, mas quanto maior a remuneração, pior será a qualidade de vida.
Na ortopedia, realmente a carreira é um pouco mais lenta do que na anestesio, mas é uma excelente especialidade e apesar dos convênios pagarem mal pelas cirurgias, a remuneração é boa, principalmente pela utilização de órteses e próteses, onde o ortopedista tb recebe uma remuneração dos fabricantes.
As duas especialidades são de acesso direto na residência médica.
Concluindo: anestesio permite rendimentos mais rápidos e pior qualidade de vida; ortopedia melhor qualidade de vida, mais fidelidade dos pacientes e carreira um pouco mais lenta.
Mas, lembre que na escolha da especialidade deve-se levar em conta também o tipo de paciente e tipos de patologias com as quais se vai lidar diariamente. São cerca de 40 anos de atividade profissional e portanto a escolha deve ser bem racional.
Sucesso
Mário Novais