Pergunta: Junior Marques ( Universidade Federal de Pelotas )
Dr. Mário parabéns pelo site, é realmente esclarecedor. Bom, gostaria de seguir cirurgia do aparelho digestivo, mas temo “perder” dois anos nessa residência sendo que a cirurgia geral já lida com patologias dessa área. Com base nisso vale a pena seguir cirurgia do aparelho digestivo? Poderia me informar melhor as diferenças entre ambas e o mercado de trabalho?
Resposta :
Na residência de cirurgia geral sua formação vai ser mais genérica e para se especializar em cirurgia do aparelho digestivo vc realmente vai precisar da residência especifica. Não veja como perda de tempo, mas sim como um investimento na sua carreira .
Além disso, durante a residência de cirurgia geral vc vai poder ter maior contato com os diferentes tipos de cirurgias e até verificar em qual delas vc gostaria de se especializar.
Algumas informações sobres essas duas especialidades podem te ajudar na escolha :
A Cirurgia Geral não é uma especialidade muito valorizada no Brasil, até porque a maioria dos médicos termina por se sub-especializar depois da residência em cirurgia geral. O tempo de formação acaba sendo maior e a vida útil do profissional é menor ( a medida que ele vai envelhecendo, a clientela vai preferindo médicos mais jovens ), a remuneração do cirurgião geral é ruim porque a tabela dos convênios é muito baixa e a qualidade de vida é pior do que a do radiologista.
O valor dos honorários do cirurgião vai depender não somente da cidade onde ele estiver exercendo a profissão, mas também da sub especialidade cirúrgica que ele tiver escolhido.
A caracterização da Cirurgia Gastroenterológica como sub especialidade da cirurgia geral é relativamente recente e ainda não muito bem aceita por todos os cirurgiões.
A rigor todas as cirurgias que envolvem o aparelho digestivo podem se encaixar dentro dessa especialidade, desde cirurgias de esôfago até cirurgias de reto, mas a expressão maior, principalmente no momento, fica com a cirurgia bariátrica para pacientes portadores de obesidade.
Como a obesidade é hoje considerada uma das doenças de maior crescimento no mundo todo, a indicação da cirurgia bariátrica, nas suas diferentes modalidades, tem sido cada vez maior e consequentemente tornando esse mercado promissor.
No entanto, sabemos que as indicações dessas cirurgias ainda são um pouco discutidas e não sabemos exatamente como vai ficar isso daqui a alguns anos.
Essa cirurgias, na verdade, representam mais do que o simples ato cirúrgico, porque envolvem toda uma equipe multiprofissional e o paciente obeso mórbido necessita de um preparo, principalmente psicológico, grande antes da cirurgia.
Além disso, nem todos os hospitais estão preparados para esse tipo de cirurgia, já que envolve peculiaridades como leitos especiais…
Resumindo: tratando-se da cirurgia bariátrica, podemos dizer que no momento é um bom mercado, mas não podemos prever daqui a 10 anos.
Em relação às outras cirurgias do aparelho digestivo, o problema é a competição com outros tipos de cirurgiões. Por exemplo: quem deve operar um Câncer de colo? Um cirurgião geral? Um Proctologista? Um cirurgião oncológico ou um cirurgião gastroenterológico.
Sucesso
Mário Novais