Ainda não está muito bem determinado o papel dos antidepressivos empregados no tratamento da fibromialgia. Esse estudo fornece uma análise quantitativa sobre a eficácia dos antidepressivos e o balanço entre os efeitos colaterais e benéficos dos mesmos.
A amitriptilina (antidepressivo tricíclico) e a duloxetina (SNRIs) são os antidepressivos de primeira linha no tratamento da fibromialgia, pois apresentaram em alguns estudos uma melhora moderada da dor. Entretanto, um pequeno número de pacientes revelou ter algum beneficio substancial associado a pouco ou nenhum efeito colateral. Em contrapartida, uma considerável quantidade de pessoas deixou o tratamento, pois não toleraram os efeitos colaterais dos medicamentos ou apresentaram uma pequena melhora dos sintomas que não superaram os efeitos adversos.
The role of antidepressants in the management of fibromyalgia syndrome: a systematic review and meta-analysis; Häuser W, Wolfe F, Tölle T, Uçeyler N, Sommer C; CNS Drugs 26 (4), 297-307 (Apr 2012)