Pergunta : Rafael Damasceno
Estou prestes a me formar em medicina, e ainda estou em dúvida quanto à especialidade a seguir.
Tenho facilidade e prazer em psiquiatria e urologia, porém gostaria de saber qual carreira das citadas, me proporcionará melhor qualidade de vida, melhor rendimento financeiro, e campos para trabalho.
Não tenho a ideia de quanto cada profissional ganha em média, mas creio que saberão me responder de maneira generalizada.
Resposta :
Além da qualidade de vida e da remuneração, na escolha da especialidade é fundamental que se leve em consideração o tipo de paciente e com quais patologias se vai lidar no dia a dia, de modo a tentar verificar qual a especialidade que mais combina com as características próprias do estudante.
Psiquiatria e urologia lidam com pacientes completamente diferentes, por isso sugiro que vc faça o teste vocacional do nosso site e veja como essas especialidades se comportam no seu teste.
De qq modo alguns detalhes dessas duas especialidades vão abaixo:
A Psiquiatria é uma especialidade que depende muito pouco de convênios médicos, o que facilita uma boa remuneração . No entanto a clientela não aumenta tão rapidamente porque ainda existe muito preconceito em relação à especialidade.
Apesar de ser uma especialidade de acesso direto com a residência médica durando 3 anos, é sempre importante a formação analítica que leva mais 5 anos.
Uma das áreas interessantes para o psiquiatra, do ponto de vista mercado de trabalho , é o segmento que lida com usuários de drogas, problema nacional que está sendo muito debatido atualmente pelos órgãos governamentais.
A Psiquiatria Forense também permite boa remuneração aos especialistas.
Para driblar o preconceito, uma das estratégias de divulgação do psiquiatra pode ser a de promover palestras comunitárias com o titulo de “Saúde Global “, abordando aspectos físicos e mentais.
Um outro tema para essas palestras pode ser “ Depressão : Uma doença da modernidade “
A depressão é uma das doenças de maior prevalência no mundo todo e agora tem sido diagnosticada com freqüência, o que facilita um aumento da clientela para o psiquiatra.
A Psiquiatria é uma especialidade que permite boa qualidade de vida para o profissional, mas está na lista das especialidades tristes, pelo tipo de paciente que atende.
A urologia é uma das melhores especialidades cirúrgicas em função da população estar envelhecendo e da importância que se tem dado recentemente à prevenção do câncer de próstata, além dos novos medicamentos para disfunção erétil, o que faz aumentar rapidamente a clientela do urologista. Além disso, a especialidade abrange vários procedimentos diagnósticos e terapêuticos (endoscopias principalmente) e cirurgias que agregam valor à consulta do urologista. A qualidade de vida é boa já que a maioria das cirurgias é eletiva e os ganhos financeiros são bons.
A remuneração, tanto do psiquiatra quanto do urologista, vai depender de que cidade ele escolher para se fixar. O urologista atinge uma boa remuneração antes do psiquiatra, mas a longo prazo elas se equivalem.
Sucesso
Mário Novais