Pergunta: Bruno Simon ( Universidade Federal da Bahia )
Sou estudante de medicina do oitavo semestre e até o momento penso em fazer oftalmologia. J
á li aqui no site que oftalmologia é uma boa área mas gostaria de mais informações sobre a especialidade como: 1) O mercado em geral está melhor nas grandes cidades ou nas pequenas? 2) Quanto um profissional ganha em média? (Moro em Salvador) 3) Como é a remuneração para a parte cirúrgica? É indicado uma sub-especialização? Qual a melhor área cirúrgica? (catarata,retina,etc) 4) Uma boa residência dá suporte para o aprendizado de parte cirúrgica ou é necessário realizar outros cursos após a residência?
Resposta :
A oftalmologia está no primeiro time das especialidades. Além de permitir uma excelente qualidade de vida, abrange vários exames complementares que agregam valor na consulta e cirurgias eletivas de grande freqüência e boa remuneração.
Os equipamentos necessários em oftalmo não são o maior problema porque eles vão sendo adquiridos gradativamente e existem muitos financiamentos dos próprios fabricantes.
Os convênios são difíceis tanto na oftalmologia quanto em outras especialidades, mas aos poucos você irá conseguindo, principalmente se escolher um local onde não exista muita concorrência.
O chamado mercado popular, em locais mais pobres, visando clientela que não disponha de plano de saúde e com preços baixos, pode ser um bom inicio.
Respondendo suas perguntas :
- o Mercado é melhor em grandes cidades do que em cidades pequenas.
- A remuneração depende do local do exercício e do tempo de formado. Com 10 anos de formado numa cidade grande, a remuneração deve ficar entre R$ 20.000,00 e R$ 30.000,00.
- A remuneração de cirurgias pelos convênios é ruim, como em todas as cirurgias de convênios de qualquer especialidade. Cirurgas particulares são bem remuneradas.
- Atualmente quase todos os oftalmologistas estão se sub especializando e catarata é a cirurgia mais frequente e mais simples.
- Não existe melhor sub especialidade, depende do seu interesse particular. Retina e segmento anterior (transplantes) eigem complementação da especialização em serviços diferenciados.
- A residência em serviço reconhecido pela SBO e CBO, que tenham bastante movimento de pacientes, permite boa formação cirúrgica para cataratas.
Independente de tudo isso, você deve levar em consideração, na escolha, o tipo de paciente que será atendido por você diariamente. Lembre-se que é uma escolha para cerca de 40 a 50 anos de prática profissional , sendo fundamental que se sinta confortável e feliz no seu dia-a-dia.
Sucesso
Mário Novais