Tratamento das Infecções do Trato Urinário
O tratamento vai ser diretamente relacionado ao tipo de paciente e localização da infecção:
A) ITU Baixa – Cistite e uretrite (paciente apresentando: (1) disúria, (2) Polaciúria, (3) urgência urinária e (4) dor suprapúbica ou pélvica)
I) Mulher Jovem, com vida sexualmente ativa e ausência de comorbidades. Deve-se tratar diretamente, pois não há necessidade de exames confirmatórios. As opções terapêuticas são:
i. Nitrofurantoína (100mg) 6/6h por 7 dias
ii. Norfloxacino (400mg) 12/12h por 3 dias (reservar para sintomas que interfiram no dia-dia)
II) Gestantes:
i. EAS + Baciloscopia da urina +Urinocultura com Teste de Sensibilidade
ii. Se assintomáticas (bacteriúria assintomática), esperar resultado da urinocultura para iniciar tratamento específico.
iii. Se sintomáticas, iniciar tratamento empírico de acordo com bacterioscopia. Se coco +: Amoxilina com Clavulanato por 5-7 dias. Se coco – , tratar com: Nitrofurantoína (100mg) 6/6h (sintomas leves) ou Amoxilina com Clavulanato se sintomas graves ou necessidade de melhora rápida. Ajustar de acordo com perfil de sensibilidade da bactéria e contra indicações da gestação.
III) Homens:
i. EAS + baciloscopia da urina + urinocultura
ii. Exame clínico da próstata (descartar hiperplasia ou prostatite)
iii. Se gram +, tratar com amoxacilina, se gram -, Norfloxacino. O tratamento deve durar 7 dias.
B) ITU Alta – Pielonefrite e prostatite (pacientes apresentam: (1) febre >38ºC, (2) calafrios, (3) dor abdominal, (4) Punho percussão lombar positiva e (4) sintomas constitucionais)
I) Adultos:
i. EAS + baciloscopia da urina + urinocultura + hemocultura;
ii. USG de vias urinárias ou TC;
iii. O tratamento vai ser oral ou IV (caso haja bacteremia), com duração total de 10-14 dias. De acordo com a bacterioscopia, caso gram +, ampicilina IV ou amoxacilina VO. Se gram –, ciprofloxacino IV. Ajustar de acordo com resultato da urinocultura.
II) Gestantes:
i. EAS + baciloscopia da urina + urinocultura + hemocultura;
ii. USG de vias urinárias ou TC;
iii. O tratamento vai ser Ceftriaxona ou Cefotaxima IV por 10-14 dias. Ajustar de acordo com resultato da urinocultura e se sensível substiruir por amoxacilina-clavulanato VO ou ampicilina com sulbactam IV.
III) Prostatite aguda:
i. EAS + baciloscopia da urina + urinocultura;
ii. Não realizar exame de próstata por risco de bacteremia;
iii. O tratamento vai ser no mínimo por 30 dias, para evitar prostatite crônica. Fazer ciprofloxacino IV e caso apresente melhora clínica após 1 semana, trocar por administração oral por outra quinolona.
Observações Gerais: Se sintomas estão presentes por mais que 7 dias antes do inicio do tratamento ou por mais de 3 dias após o inicio do tratamento há risco aumentado de pielonefrite, e pode ser importante tratar para esta enfermidade.
Situações especiais:
1- Pielonefrite aguda + cistite de repetição tratada com quinolona: Usar Ceftriaxona ou Gentamicina.
2- Uso repetido de antibioticoterapia aumenta o risco de infecção por Enterococcus sp., sendo adequado associar ampicilina ao tratamento.
3- Pielonefrite + sepse: Usar amicacina, meropenem ou imipenem (pela ação antipseudomonas)
Felipe Erthal