Pergunta: Leonardo Aguiar (Universidade Federal do Ceará)
Sobre a Medicina do Trabalho, como é a área de atuação, a carga horária e a remuneração?
Resposta:
A Medicina do Trabalho é uma especialidade restrita ( são pouquissimos locais de residência e poucas vagas) e o mercado ficou ainda mais restrito porque apareceram várias empresas de prestação de serviços médicos que terceirizam serviços para indústrias ou outras empresas ( que deveriam ter um médico do trabalho contratado).
Com isso diminui o mercado para profissionais dessa área, que poderiam ser contratados diretamente pelas empresas com melhores salários.
A residência em Medicina do Trabalho tem duração de 2 anos.
O perfil do profissional dessa área abrange : profissionais interessados em organizar, administrar e participar de serviços de medicina do trabalho, planejar e executar o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), além das medidas de saúde preventiva ocupacional e de proteção ambiental em áreas industriais. São aptos também para planejar e participar do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) e conhecem a legislação pertinente à medicina do trabalho
Se vc for contratado diretamente por uma empresa ou indústria , poderá ter bons salarios (conforme a cidade, cêrca de R$ 10.000,00 por 20 h de trabalho).
Mas se vc, como médico do trabalho, simplesmente prestar serviços para empresas que são contratadas como terceirização de Medicina de trabalho, receberá valores pequenos como R$ 10,00 por exame admissional ou demissional que realizar.
Alguns médicos dessa especialidade conseguem auferir bons rendimentos realizando perícias médicas em relação a acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.
Sucesso
Mário Novais