Pergunta: Caio Arruda ( Universidade Federal do Ceará )
Estou em dúvida em qual especialidade escolher, gosto de Endocrinologia, Ortopedia e Reumatologia. Qual seria a vantagem e desvantagens de cada uma delas? Levando em consideração o tempo livre, ganhos, stress, futuro, procedimentos(exemplos) que agreguem valor.
Resposta :
Na escolha da especialidade, 3 fatores são fundamentais :
- qualidade de vida permitida ao profissional
- ganhos financeiros
- identificação do profissional com o tipo de paciente que será atendido
A endocrinologia é uma excelente especialidade, principalmente pelo aumento absurdo dos níveis de obesidade em todo o mundo e pela importância que se tem dado ao culto ao corpo. Além disso, são muito freqüentes as doenças da tireóide e os distúrbios hormonais ( menopausa e andropausa )em uma população que está nitidamente envelhecendo.
A endócrino não permite procedimentos que agreguem valor à consulta, mas pela propaganda boca-a-boca fácil, a clientela aumenta rapidamente, permitindo que o profissional não dependa de convênios médicos.
Cobrando, inicialmente, R$ 200,00 a consulta e realizando apenas 5 consultas por dia , o endocrinologista pode ter no final do mês honorários acima de R$ 20.000,00.
A ortopedia está na relação das melhores especialidades do momento. População envelhecendo com conseqüente mais problemas ortopédicos. Maior valorização do culto ao corpo, maior crescimento das academias de ginástica e ainda a proximidade da Copa do Mundo e das Olimpíadas apontam para um incremento da atividade física pela população com conseqüente aumento das lesões de esforço repetitivo.
A ortopedia também é uma das especialidades com maior número de procedimentos pequenos e médios em ambulatório, além de cirurgias de médio e grande porte. Tudo isso contribui para agregar valor à consulta do especialista.
A qualidade de vida do ortopedista não é tão boa quanto a do dermatologista, mas como a maioria dos procedimentos é eletiva, não é difícil de organizar a agenda particular do especialista.
A reumatologia, apesar de contar com um aumento da expectativa de vida da população e consequentemente maior clientela em potencial, é uma especialidade mais triste porque muitas doenças são crônicas e sem cura.
Além disso permite apenas poucos procedimentos, tipo infiltrações de corticóides , o que gera poucos acréscimos de valor ao preço das consultas.
O boca-a-boca é mais lento do que na endocrinologia e por isso é também mais lento o aumento da clientela particular.
Algumas patologias reumatológicas são tratadas pelos ortopedistas e pelos clínicos, o que também dificulta o aumento da clientela.
A qualidade de vida do reumatologista é boa.
Sucesso
Mário Novais