Quando usar Despacilina?
A Despacilina é um antibiótico com amplo espectro, que atinge cocos gram-positivos anaeróbios e poucos gram – negativos.
Quando usar Despacilina?
A Despacilina é um antibiótico com amplo espectro, que atinge cocos gram-positivos anaeróbios e poucos gram – negativos.
Sua forma de administração é intramuscular que tem, além da possível resistência às aplicações, o inconveniente de ter que se deslocar até o hospital ou posto de saúde para continuar o tratamento.
Indicações
– Infecções das vias aéreas superiores e inferiores (sensíveis à penicilinoterapia) -> Despacilina + Penicilina Benzatina usada no tratamento inicial e amoxacilina / clavulanato no final;
– infecções de pele de leve a moderada gravidade (sensíveis à penicilinoterapia);
Erisipela
– Faringoamigdalite estreptocócica
– Infecção de pele e partes moles (fasciite necrozante)
– Pneumonias por gram-positivos
– Sífilis
– Febre reumática
– Profilaxia de infecção pneumocócica em asplenia anatômica ou funcional
– Difteria
*Os agentes causais de infecções das vias aéreas superiores e inferiores, pele e tecidos moles (Estreptococos dos Grupos A – C – G – H – L – M), são muito sensíveis às penicilinas.
Contra indicações:
– História pregressa de hipersensibilidade à penicilina, seus derivados ou às cefalosporinas.
*Na ocorrência de reações o tratamento emergencial imediato é requerido, empregando-se adrenalina subcutânea, corticosteróide endovenoso, oxigênio terapia e supervisão médica.
Outra penicilina com uso semelhante, é a amoxicilina que é eficaz contra germes gram- positivos e gram-negativos, muito recomendável nas infecções das vias superiores e inferiores, com a vantagem de ser via oral.~
Usado contra:
– estreptococos hemoliticos e nao hemoliticos,
– diplococcus pneumoniae,
– estafilococos nao produtores de penicilinase,
– clostridia sp; bacillus anthracis,
– maioria das cepas de enterococos;
– hemophylus influenzae,
– neisseria gonorrheae, neisseria meningitidis
– cepas de salmonella, shigella e escherichia coli
Para pacientes não disciplinados, que abandonam o tratamento frente a melhora dos sintomas, a peniclina Benzatina associada a Despacilina é uma boa opção.
A amoxicilina é ainda a droga de primeira opção para infecções orofaciais aguda, por terabsorção mais rápida e melhor que as outras, e por manter níveis sanguíneos mais prolongados permitindo maiores intervalos entre as doses.
Em resumo, A amoxicilina é mais utilizada que a despacilina, pois tem um espectro semelhante e mais abrangente. A despacilina será usada apenas em situações específicas, por ser mais eficiente que a amoxicilina.