Pergunta: Daniel Marinho (Universidade Federal do Maranhão)
Anestesiologia ou medicina intensiva? Tenho 30 anos e estou me formando agora.
Estou em dúvida entre anestesiologia ou medicina intensiva. Não sei se vou pra clínica pra depois ir pra medicina intensiva ou se vou direto pra anestesiologia e depois se possível pra medicina intensiva (gostaria muito de opinião). Tenho um problema. Possuo tremor essencial e não posso fazer uso de medicações de primeira escolha como o propranolol, pois tenho asma. Logo, minha coordenação não é nada boa e infelizmente temo que isso me limite como profissional nessas áreas, visto que se precisa de habilidades com as mãos o que eu não tenho devido ao tremor essencial. Você acha que mesmo assim devo seguir essas especialidades? Se sim, qual seria mais indicada devido a minha limitação com as mãos? Como já tenho uma idade mais avançada qual me traria mais retorno financeiro? Qual proporciona uma qualidade de vida melhor? É uma boa ideia fazer anestesiologia e depois partir pra medicina intensiva?
Resposta :
Embora o tremor essencial já tenha novas formas de tratamento e a evolução possa ser lenta e mesmo pouco limitante, não acho que valha a pena arriscar optar por alguma especialidade que dependa de habilidades manuais. Como anestesista ou intensivista vc vai precisar, em alguns momentos de realizar procedimentos que necessitem uma boa habilidade , assim sugiro que vc opte por uma especialidade clínica.
A anestesio, sem dúvida, deveria ser afastada da sua escolha, mas a medicina intensiva ainda poderia ser possível, embora com algumas limitações.
Sugiro que vc analise a possibilidade de alguma especialidade de acesso direto como Radiologia ( uma das melhores especialidades do momento ), infectologia, medicina do trabalho, medicina do tráfego ou psiquiatria.
Caso não tenha interesse em nenhuma dessas, seria melhor optar pela residência em clínica médica e depois escolher alguma sub especialidade clinica ( a endócrino é uma das melhores, por exemplo ) ou mesmo partir para a medicina intensiva ( conforme estiver seu tratamento para o tremor essencial ).
Sucesso
Mario Novais