As consequências para a saúde do uso excessivo de mídias em tela por crianças e adolescentes estão sendo cada vez mais reconhecidas; no entanto, a associação entre o uso de mídias em tela e o desempenho acadêmico ainda precisa ser elucidada.
Para responder esta pergunta de qual a associação entre atividades baseadas na tela e áreas de desempenho acadêmico entre crianças e adolescentes, pesquisadores realizaram uma revisão sistemática e metanálise, publicada pelo JAMA Pediatrics.
Eles encontraram resultados que indicam que assistir televisão e jogar videogame (mas não as mídias em tela de modo geral) foram inversamente associados ao desempenho acadêmico de crianças e adolescentes. Além disso, a associação negativa entre essas atividades baseadas na tela e o desempenho acadêmico parece maior para os adolescentes do que para as crianças menores.
Para chegar a essas conclusões, a revisão objetivou estimar a associação do tempo gasto em atividades baseadas em telas com áreas específicas de desempenho acadêmico em crianças e adolescentes e examinar essa associação separadamente nessas populações.
As bases de dados MEDLINE, Scopus, Web of Science, Cochrane Database of Systematic Reviews e ERIC foram pesquisadas desde o início do banco de dados até setembro de 2018.
Foram selecionados, de forma independente por 2 pesquisadores, estudos transversais da associação entre tempo ou frequência de uso de mídias em tela e desempenho acadêmico em crianças e adolescentes. Foram identificados 5.599 estudos, publicados entre 1958 e 2018, de 23 países.
Os dados foram processados de acordo com os itens de relatório preferidos para revisões sistemáticas e meta-análises (PRISMA). Modelos de efeitos aleatórios foram usados para estimar o tamanho do efeito combinado (ES).
As áreas de desempenho acadêmico incluíam pontuações compostas, idioma e matemática. As medidas de mídias em tela incluíam tempo ou frequência de uso de computador, internet, telefone celular, televisão, videogame e uso geral de mídias em tela.
No total, 58 estudos transversais (1,0%) de 5.599 artigos foram incluídos na revisão sistemática, dos quais 30 (52%) foram incluídos na metanálise. Os estudos de revisão sistemática envolveram 480.479 participantes de 4 a 18 anos, variando de 30 a 192.000 pessoas por estudo, e os estudos de metanálise envolveram 106.653 participantes no total, variando de 70 a 42.041 pessoas por estudo.
Em todos os estudos, a quantidade de tempo gasto no uso geral de telas não foi associada ao desempenho acadêmico (ES = -0,29; IC 95%, -0,65 a 0,08).
Individualmente, assistir televisão foi inversamente associado a pontuações de desempenho acadêmico composto (ES = -0,19; IC 95%, -0,29 a -0,09), idioma (ES = -0,18; IC 95%, -0,36 a -0,01) e matemática (ES = -0,25; IC 95%, -0,33 a -0,16).
Jogar videogame foi inversamente associado a pontuações compostas (ES = -0,15; IC 95%, -0,22 a -0,08).
As análises de subgrupos constataram que assistir televisão estava inversamente associada ao idioma apenas em crianças (ES = -0,20; IC 95%, -0,26 a -0,15), enquanto tanto assistir televisão (ES = -0,19; IC 95%, -0,30 a -0,07 ) quanto jogar videogame (ES = -0,16; IC 95%, -0,24 a -0,09) foram inversamente associados a pontuações compostas apenas em adolescentes.
Os resultados sugerem que cada atividade baseada em tela deve ser analisada individualmente quanto à sua associação com o desempenho acadêmico, particularmente a televisão e o videogame, que parecem ser as atividades mais negativamente associadas aos resultados acadêmicos. Os profissionais de educação e saúde pública devem considerar a supervisão e redução do uso de mídias em tela como estratégias para melhorar o sucesso acadêmico de crianças e adolescentes.
Original: https://www.news.med.br/p/medical-journal/1347363/associacao+entre+uso+de+midias+em+tela+e+desempenho+academico+entre+criancas+e+adolescentes.htm
Fonte: https://jamanetwork.com/journals/jamapediatrics
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